Destaques

1ª VOLTA DO 9º BPM

Por Redação JB Litoral
09/10/2014 15:00 |
Atualizado em 15:00

Em 1854 Paranaguá recebeu seu primeiro destacamento policial, no mesmo ano de criação da Polícia Militar do Paraná, constituído na época por 13 praças subordinados a um alferes. Passados 107 anos, o Comando Geral da Corporação enviou um capitão, para junto à Secretaria de Viação e Obras Públicas, organizar um Corpo de Polícia Portuária (CPP), criado oficialmente em 1964, com a missão exclusiva de dar segurança ao porto de Paranaguá. Três anos após foi criada a 6ª Região Policial Militar (RPM) com sede na cidade, passando os destacamentos policiais do litoral a subordinarem-se ao CPP. Em 1969 a 6ª RPM passou a denominar-se 2ª RPM e, finalmente em 1977 o CPP recebeu a atual designação de 9° Batalhão Policial Militar (BPM).

No próximo mês o 9º BPM comemora meio século de atividade, e para marcar a data realizará a 1ª Volta do 9º BPM, que contará com a organização e promoção do Jornal dos Bairros, através da Editora Fernandes, da jovem empresária Jéssica Ketyscia Fernandes.  

A corrida acontecerá dia 25 de outubro e terá participação dos policias militares do Estado do Paraná e Bombeiros, ativa, reserva remunerada e reformados para todas as categorias feminino e masculino, desde que estejam em perfeitas condições de saúde para participar da competição. O evento faz parte do calendário esportivo das festividades de aniversário 9º BPM.

A prova terá a distância de quatro quilômetros com trajeto definido a partir do entorno do quartel do 9º BPM. O evento terá caráter social e o valor da inscrição será 1 kg de alimento não perecível, que será destinado para doação para instituições de caridade do litoral.

O evento será aberto com um café da manhã em solenidade para autoridades e convidados a partir das 7 horas.

Na última terça-feira (16) o comandante do 9ºBPM, o major Nivaldo Marcelos da Silva, recebeu a empresária Jéssica Fernandes, que apresentou o folder da corrida que será divulgado em toda cidade.