2014 terá recessos devido aos jogos da Copa do Mundo


Por Redação JB Litoral Publicado 09/10/2013 Atualizado 14/02/2024

A Secretaria de Estado da Educação definiu, com outras instituições da área educacional, o calendário escolar para 2014, com recessos especiais por causa da Copa do Mundo Fifa. O calendário estabelece o ano letivo para as mais de 2,5 mil escolas estaduais e conveniadas e garante aos estudantes as 800 horas distribuídas, no mínimo, em 200 dias letivos.

As aulas começam em 10 de fevereiro e terminam em 17 de dezembro. Durante a Copa, as escolas não terão aula no dia 12 e no período de 16 a 23 de junho. Em Curitiba, também não haverá aula no dia 26, devido ao jogo na capital paranaense. As aulas do primeiro semestre acabam dia 27 de junho e do segundo, começam em 14 de julho. Caso o Brasil passe para as próximas fases, os jogos acontecem durante o recesso.

DEFINIÇÃO – A definição das datas foi discutida com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Sindicato das Escolas Particulares do Paraná, Conselho Nacional de Educação, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e APP-Sindicato.

“Como é um ano atípico para todos em função da Copa do Mundo, principalmente para Curitiba, uma das cidades-sedes, fizemos questão de construir um calendário que não traga prejuízos ao ano letivo dos estudantes”, destacou o secretário de estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

SEMANA PEDAGÓGICA – No calendário do primeiro semestre, a semana pedagógica será de 3 a 5 de fevereiro, com os dias 6 e 7 reservados para planejamento dos profissionais da educação. A semana do segundo semestre será realizada após o início das aulas, nos dias 28 e 29 de julho.

No calendário, estão previstos um dia a ser definido pela escola para replanejamento; dois dias, um em cada semestre, a ser definido pelo Núcleo Regional de Educação, para formação continuada; e um dia para os feriados municipais.

Os dois calendários escolares de 2014 e a legislação pertinente estão disponíveis na página: www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=27