Instrução habilita policiais a atuarem com ciclopatrulhamento na Operação Verão


Por Redação JB Litoral Publicado 16/01/2019 Atualizado 15/02/2024

Com o objetivo de reforçar a atuação preventiva dos policiais militares que atuam mais próximo dos veranistas na orla da praia, na terça-feira, 15, foi realizada uma instrução de nivelamento sobre o policiamento com bicicletas (ciclopatrulhamento). A atividade foi para os integrantes das subáreas da Polícia Militar que atuam no policiamento ostensivo na Costa Leste durante a Operação Verão Paraná 2018/2019.

Conforme informado no site da Polícia Militar do Paraná, a modalidade de ciclopatrulhamento é uma doutrina oriunda de um projeto comunitário do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), na cidade de Londrina, onde foi criado o trabalho como forma de aproximar mais o policial militar da sociedade como um agente de segurança pública que pode auxiliar nas questões da comunidade local.

“Estamos trazendo esse conceito para a Operação Verão, o que já aplicamos há mais de dois anos em Londrina, e vamos compartilhar nossa experiência, adaptando as peculiaridades e características do Litoral, a fim de maximizar o efeito preventivo nas atividades durante a temporada na Costa Leste”, explicou o instrutor da capacitação e Subcomandante do 5º Batalhão, major Marcos Tordoro.

A instrução foi feita a 18 policiais militares que atuam nos balneários de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, que atuam na modalidade de policiamento. A primeira parte do nivelamento foi no Complexo Educacional Francisco dos Santos Júnior, com a palestra introdutória sobre o tema com o major Tordoro. Depois as equipes seguiram de bicicleta até o Camping da FITIEP (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná) para a para a etapa prática do curso.

Os policiais militares treinaram as técnicas de abordagem, condução e manutenção da bicicleta e procedimentos específicos para o ciclopatrulhamento. Para o major Tordoro, a modalidade de policiamento fará com que o policial esteja mais próximo do cidadão. “O veranista, quem está aqui de férias, vai ter esse contato com o policial militar que vai estar pela orla patrulhando com a bicicleta, vai poder coletar informações do policial, o policial vai poder interagir de maneira mais intensa e efetiva com o cidadão, com o homem, a mulher, as crianças, as famílias, de uma forma bastante especial”, detalhou.