Creches em Guaratuba promovem atendimento durante o ano todo


Por Redação JB Litoral Publicado 08/02/2019 Atualizado 15/02/2024

Mais de 1200 crianças são atendidas, ininterruptamente, durante o ano todo, nos sete Centros de Educação Infantil (CMEI) de Guaratuba. Diferente das outras seis cidades do litoral, o município não promove as tradicionais férias de verão nos CMEIs, isto porque, é neste período em que os pais mais precisam do auxílio dos centros de educação.

Como somos uma cidade litorânea, a maior movimentação econômica é feita durante a temporada de verão, quando milhares de turistas e veranistas passam pela cidade. É nesta época que existe a maior oferta de emprego e é quando os pais mais têm a possibilidade de garantir uma renda”, diz uma das Coordenadoras da Equipe Pedagógica da Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação, Noélia Lima.

Os Centros Municipais de Educação Infantil recebem crianças de zero a cinco anos e onze meses, divididas em turno ou no período integral. É nesta idade que elas se desenvolvem, convivendo e aprendendo em ambientes adequados às suas necessidades e interesses, de acordo com a faixa etária.

Cerca de 1200 crianças fazem parte da Educação Infantil, recebendo todo auxílio o qual necessitam

A equipe de educadores, em Guaratuba, é composta por uma professora com ensino superior, auxiliares de educação infantil e estagiários, em cada sala, que promovem a convivência e o relacionamento com outras crianças e adultos, desde o primeiro ano de vida. “É uma forma de garantir o direito das crianças a uma educação integral e de boa qualidade, que respeite as necessidades da primeira infância. Nossa equipe é muito capacitada, somos pioneiros em garantir que a maior parte dos professores tenham ensino superior”, diz Noélia.

Ela explica que, no mês de janeiro, os CMEIS funcionam como uma colônia de férias, promovendo atividades de recreação para as crianças e garantindo a tranquilidade dos pais, que podem aproveitar o período em que os filhos se encontram no local para trabalhar. “O objetivo é dar uma ajuda aos pais”, afirma.

Durante janeiro, atividades com cunho pedagógico não são cobradas, apenas as recreativas e lúdicas, mas que, da mesma forma, auxiliam no desenvolvimento psicossocial das crianças. Tais interações são essenciais na formação da criança, na construção da subjetividade e no convívio social.

O centro é fechado apenas durante o recesso de final de ano, por aproximadamente 10 dias, e retorna na primeira semana do ano. O período de férias acontece em julho.

Optamos por fechar em julho, quando é frio e as crianças ficam muito doentinhas e faltam bastante”, diz.

De acordo com a Vendedora Isabela Gonçalves, mãe da Bruna, de um ano e oito meses, aluna do CMEI Amor e Carinho, no Bairro Coroados, a possibilidade de deixar a filha no centro, enquanto trabalha, é bastante benéfica. “É muito importante para nós, porque é nesse período de temporada que trabalhamos em dobro, devido aos turistas na cidade. Sem a ajuda dos CMEIs seria muito difícil, pois não teríamos com quem deixar nossos filhos e tem bastante família carente que só consegue trabalho nesta época”, declara.

A mãe Isabela Gonçalves agradece a possibilidade de trabalhar durante a temporada de verão, graças aos CMEIs

Investimentos na educação

Uma das prioridades da atual gestão municipal, sob o comando do Prefeito Roberto Justus (DEM), é a área da educação, que tem recebido investimentos importantes. Apenas em 2018, diversas escolas e CMEIs receberam manutenções, com serviços de reforma geral e pintura, troca de telhado e piso e manutenções prediais, entre outros, no valor de R$ 2.2 milhões.

O Prefeito Roberto Justus tem a educação como uma de suas prioridades na gestão municipal

Houve também a aquisição de equipamento de audiômetro para a rede municipal, possibilitando o atendimento de fonoaudiologia às crianças. Foram realizados 1.300 atendimentos e avaliações, 107 orientações a professores e pais, entre outros projetos.

Além disto, houve a construção de três novas salas de aula na Escola Municipal Sebastião Silveira de Souza, no Bairro Nereidas, aumentando 70 vagas; duas novas salas no CMEI Peixinho Dourado, com aumento de 60; e duas novas salas no CMEI Mirim, com ampliação de 30 novas vagas.

O CMEI Silmara Farias de Souza, no Cohapar, também teve um aumento de 20 novas vagas e o CMEI Josefa Lopes – Amor e Carinho, no Coroados, ampliou o número para 40.

Ocorreu a implantação da Educação Infantil nas escolas rurais do Descoberto, da Limeira, do Caovi e do Rio Bonito, além de outros programas importantes.

Devido aos investimentos, que garantiram melhores condições para alunos e professores, as escolas municipais alcançaram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que deveria ser atingida em 2021. A nota subiu de 5,7 para 6,2.