Matinbanda reúne 250 mil foliões e Carnaval segue tranquilo no Litoral


Por Redação JB Litoral Publicado 03/03/2019 Atualizado 15/02/2024

Na noite de sábado, 2, os trios elétricos que agitaram a Avenida Atlântica, na cidade de Matinhos, animaram cerca de 250 mil pessoas no segundo dia de Carnaval. A informação foi repassada pela Polícia Militar, a qual intensificou o policiamento desde o início da noite e garantiu a segurança dos foliões até a dispersão dos públicos, durante a madrugada. Ao longo de todo o dia as equipes abordaram 525 pessoas e encaminharam 35 suspeitos. Uma arma de fogo foi apreendida em Morretes.

Conforme informado pelo comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), tenente-coronel Marcos Rodrigues, a atuação da PM foi baseada no atendimento ao cidadão e na presença ostensiva nos principais pontos de concentração de público onde ocorreram as festas de Carnaval. “Temos aplicado maciçamente nossos efetivos, contando com as unidades especializadas da Capital para dar maior suporte ao efetivo que já atua na Operação Verão. Notamos que o Carnaval tem sido tranquilo, com poucas ocorrências, e que as pessoas tem vindo ao Litoral para se divertir com responsabilidade”, disse.

O balanço do segundo dia de Carnaval, que abrange todo o sábado (02/03) aponta que houve 35 encaminhamentos de pessoas à delegacias em todo o Litoral. Também foram lavrados 67 Termos Circunstanciados, dos quais 37 por perturbação de sossego, outros 11 por uso de drogas e mais 12 pelo crime de ameaça. Também houve casos de lesão corporal, que chegaram a seis casos. Nos pontos base da PM foram distribuídas 1.338 pulseirinhas de identificação.

MATINHOS

O policiamento começou mais cedo, mas os trios elétricos agitaram o público desde às 21 horas, com grande repertório de músicas dos mais variados estilos ao passarem pela Avenida Atlântica no balneário de Caiobá/Matinhos. A chuva não apareceu e festa se prolongou até às 2h30 e a população se dispersou, com o acompanhamento constante da Polícia Militar, para evitar que acontecessem situações de rixa e tumulto ao final do evento. A dispersão ocorreu de maneira pacífica, sem incidentes ou ocorrências graves.

Durante patrulhamento na Avenida Paraná no bairro Tabuleiro a equipe policial abordou um casal (uma maior e o rapaz adolescente). Durante a revista pessoal foi encontrada com ela 964,00 em dinheiro, perto dali foi encontrado 32 invólucros de crack e outros 26 de cocaína. O casal acabou preso e encaminhado à Delegacia de Matinhos.

A atuação da PM contou com reforço de equipes da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) de unidades da Capital e RMC, além de frações do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

GUARATUBA

Aproximadamente 250 mil pessoas estiveram na avenida 29 de Abril para pular ao som dos trios elétricos e bandas de música. Ao longo de toda a noite não houve ocorrências graves e o policiamento preventivo da PM trouxe mais tranquilidade para os foliões. O evento encerrou-se por volta de 2 horas e a dispersão do público ocorreu sem alterações.

PONTAL DO PARANÁ

Nos balneários de Santa Terezinha, Praia de Leste, Shangrilá, Ipanema e Pontal do Sul, os trios elétricos levaram aproximadamente 20 mil pessoas às ruas. Policiais militares a pé e em viaturas acompanharam a movimentação. Não houve ocorrências graves nas imediações dos eventos.

ANTONINA

O desfile dos blocos carnavalescos na cidade foi acompanhada. O policiamento foi reforçado com os cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). Em alguns momentos da noite houve princípios de tumulto entre os foliões, mas rapidamente dispersados pelos policiais sem gerar encaminhamentos.

MORRETES

A cidade histórica contou com o reforço de policiamento do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) que acompanhou a festa até a dispersão final dos foliões. Por volta de 1h, uma equipe da PM apreendeu um revólver de calibre 32 após uma suposta tentativa de roubo em um comércio na região central da cidade. Um casal fugiu e abandonou a arma que foi entregue pelos policiais na delegacia da cidade.