Cidades

28ª Festa da Tainha da Ilha do Mel termina neste domingo (31)

Por Redação
28/07/2022 15:38 |
Atualizado em 3 semanas atrás

A 28ª Festa da Tainha da Ilha do Mel, realizada durante todo o mês de julho, no trapiche de Nova Brasília, está chegando ao fim. O evento está previsto para terminar no próximo domingo (31), data que também marca o fim do período de pesca do peixe encontrado na região Sul do país.

Promovida e organizada pela Associação dos Nativos da Ilha do Mel (Animpo), a festa conta com um cardápio especial de pratos típicos, com destaque para as variadas receitas elaboradas com a tainha, além de shows de artistas locais e nacionais e atividades de educação ambiental. Segundo a organização, mais de 40 mil pessoas visitaram a Ilha nesse período de baixa temporada, e é esperado que mais mil pessoas marquem presença na 28ª Festa da Tainha até o domingo.

De acordo com Felipe Andrews Gonçalves, um dos organizadores do evento, a movimentação promovida pela festa é muito importante para a economia e turismo da região, visto que nesta época do ano o movimento diminui. “Conseguimos cumprir o objetivo do evento que é justamente manter a cultura e a tradição da comunidade, que além de estar envolvida com a pesca da tainha, também precisa fomentar mais o turismo na Ilha do Mel durante o inverno, período que diminui a movimentação de visitantes por causa do frio”, disse.

Para encerrar o último fim de semana da festividade, a produção está preparando uma extensa programação de shows. Entre as atrações confirmadas, estão o ex-vocalista do Dazaranha, Gazú, que virá com a sua banda; PC & Thiaguinho com música brasileira, pop e rock; DJ Mendes; Iuri Kaczarouski Siuch com a música Trap, gênero musical derivado do rap; além do morador da Praia Grande, Nego Blue, que apresentará o melhor da MPB e composições próprias sobre a Ilha do Mel.

A professora e fotógrafa Luciana Berlese esteve com a sua família na Ilha do Mel durante cinco dias e participou da Festa da Tainha. Ela não poupou elogios à gastronomia local. “Pedimos tainha recheada com farofa de camarão, além de bem servida, bem preparada e saborosa, o atendimento foi impecável”, diz Berlese.

Atividades ambientais

Além das apresentações musicais, o evento irá promover atividades de educação ambiental voltadas para o público infantil. Neste sábado e domingo (30 e 31), o Centro de Estudos do Mar estará com um stand de exposição, mas também acontece a Trilha Ambiental e a mostra de cinema “CineTainha”, que é composta por vídeos curtos, que serão exibidos às 11h, 14h e 16h.

Com informações da assessoria de imprensa