5 coisas que o Litoral oferece para quem cansou de ir às praias


Por Gabriel Santos Publicado 12/02/2022 às 11h58 Atualizado 17/02/2024 às 01h46

Quando pensa em aproveitar o fim de semana, qual é o primeiro pensamento que vem a mente? Praia! Mas que tal pensar em outras alternativas que o Litoral oferece? 

Confira cinco passeios ecológicos que farão você ter contato mais profundo com o bioma da Mata Atlântica:

1) Pico do Marumbi

Morretes proporciona muitos atrativos para quem busca aventura. E um desses lugares é o Parque Estadual Pico do Marumbi, que são cadeias de montanhas. As caminhadas variam de dificuldade, mas podem ser feitas como iniciantes na prática até os mais avançados. Para mais informações e dicas de segurança, clique aqui.

Parque Estadual do Marumbi (Foto: Denis Ferreira Netto)
2) Pico Paraná 

Se busca desafio, a montanha “Pico Paraná”, em Antonina, é a pedida. A formação rochosa é considerada a maior da região sul do Brasil. Os sortudos que chegam no topo se deparam com uma bela vista da serra do mar, das Baías de Paranaguá e Antonina. Para mais informações e dicas de segurança, clique aqui

Parque Estadual Pico Paraná. (Foto: Sergio Luiz Furtado da Rosa)
3) Rio das Onças

Em Matinhos, o Parque Estadual do Rio das Onças está longe de ser um passeio cheio de dificuldades igual as opções anteriores. No local, onde era habitat das onças das pardas, os visitantes terminam o passeio no Mirante das Bromélias. Para mais informações e dicas, clique aqui.

Parque Estadual Rio da Onça. (Foto: Denis Ferreira Netto)
4) Caminhos dos Palmitos

Bem na estrada PR-408, uma Unidade de Conservação faz o plantio responsável dos palmitos. O ambiente conta com três trilhas e aborda a importância de preservar a fauna. Para mais sobre os dias e horários de funcionamento do Parque Estadual do Palmito, clique aqui.

Parque Estadual do Palmito. (Foto: Denis Ferreira Netto)
5) Serra da Prata

Quem estiver por Guaratuba e Matinhos pode conhecer as belezas do Parque Nacional de Saint-Hillaire/Lange ou Serra da Prata. Com várias trilhas e rios, os passeios atendem os vários perfis de visitante. O espaço ainda não conta com uma central própria para receber os visitantes, por isso, é recomendado marcar visitas prévias com empresas de turismo da região.  Para conhecer mais da história da Unidade de Conservação, clique aqui.

Parque Nacional Saint Hilaire/ Lange. (Foto: Rodrigo Torres/ PNSHL)