6ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer já está com inscrições abertas e lote promocional

por Redação JB Litoral
18/09/2019 13:28 (Última atualização: 24/02/2020)

A Corrida e Caminhada Contra o Câncer, que acontece no dia 27 de outubro, está em sua 6ª edição e faz parte das comemorações do Outubro Rosa em Paranaguá, mês dedicado à prevenção contra o câncer de mama. As inscrições já estão abertas e contam com 500 vagas, mas, até o dia 30 deste mês, o investimento será com valor promocional de R$ 65. Após a data, o valor passa a ser de

R$ 70, podendo ser realizada a inscrição até o dia 18 de outubro, pelo site www.paranaguacontraocancer.com.br. Todos os inscritos receberão o Kit Atleta, composto por uma camiseta do evento, viseira, numeral de corrida, quatro alfinetes e o chip.

A largada da corrida ocorre às 8h, ao lado do estacionamento do Clube Olímpico, próximo ao hotel Ibis, na Avenida Coronel José Lobo, e o trajeto percorrido será de cinco quilômetros.

Idealizado por Luciana Picanço, em 2013, o evento nasceu de um projeto que buscava trazer para a cidade um evento que contribuísse com instituições filantrópicas de conscientização da prevenção, apoio e tratamento para pessoas com câncer, como o Instituto Peito Aberto e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

O objetivo é engajar toda a cidade, trazendo um estilo de vida mais saudável às mulheres, que é uma forma de prevenir várias doenças. A corrida, hoje, é o principal evento de conscientização do câncer no litoral”, explica Luciana.

De acordo com ela, a concretização do projeto só foi possível devido à força e vontade, aliada à técnica na área de educação física de Bruno Zacharias, educador físico e proprietário do Studio Fit, e do engajamento social de Carla Mendes Costa, dona da loja Candeia Joias e Acessórios.

A equipe estava montada e a proposta também: engajar toda a população, empresas portuárias, comércios, órgãos públicos e imprensa em prol do combate ao câncer”, diz Luciana.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Renda será usada no combate ao câncer

A renda obtida por meio da Corrida e Caminhada é revertida, integralmente, ao Instituto Peito Aberto e à Rede Feminina de Combate ao Câncer, instituições sem fins lucrativos, formadas por mulheres que tiveram o diagnóstico positivo de câncer, e que auxiliam outros pacientes com a doença.

O Instituto é um local de acolhimento, apoio emocional e auxílio técnico, com profissionais de saúde. “O evento abriu as portas de diversas empresas para o Instituto, que puderam conhecer o projeto através da Corrida. Também ajudou a levar o nome da instituição para várias mulheres da região”, explica Luciana. Ela esclarece que muitas mulheres, hoje, sabem onde podem pedir apoio, se necessário, seja para elas mesmas ou para amigas e conhecidas.

O Instituto Peito Aberto recebe fortalecimento financeiro por meio do valor das inscrições. “O Instituto Peito Aberto não tem nenhum patrocinador fixo mensal, a não ser o Settapar, que cede o primeiro andar do prédio, onde montamos nossa estrutura. Fora isso, os gastos mensais são arcados com essas atividades realizadas em outubro, que arrecada verba para o ano inteiro. A Corrida vem todos esses anos nos auxiliando, o setor de fisioterapia foi montado com auxílio das inscrições, muitos projetos são mantidos com esse valor destinado a nós”, afirma a idealizadora da instituição, Fabiana Parro.

Este é o segundo ano em que a Corrida e Caminhada Contra o Câncer também reverterá verba para a Rede Feminina do Combate ao Câncer de Paranaguá. “A Rede Feminina não tem nenhum patrocinador, são as voluntárias que fazem o trabalho arrecadando as necessidades através de bingos e pedágio solidário nos supermercados. O dinheiro da Corrida impulsionou e ampliou o nosso número de casos atendidos, que hoje são 52, porque a Rede atende somente pacientes do SUS, portadores de câncer, auxiliando por meio de fraldas, cesta básica, medicamentos, suplementos e, ás vezes, passagem para locomoção às consultas na capital. Antes da ajuda, era muito difícil, agora ficamos livres de preocupação financeira”, declara a voluntária Mirna Torinelli.

Assim como em todos os anos, o final da corrida sempre conta com uma surpresa. “Nesse ano será muito bonita, relacionada à inclusão social. A presença de todos é fundamental, precisamos que o povo abrace a causa da luta contra o câncer, porque quem faz a diferença é o participante”, convida Fabiana.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments