7,5 mil vacinas chegam ao litoral para as crianças e reforço em adultos


Por Publicado 26/01/2022 às 18h17 Atualizado 17/02/2024 às 00h40

O governo do Paraná enviou mais vacinas para o litoral nesta quarta-feira (26). As doses saíram do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) no final da tarde e vieram para a 1ª Regionais de Saúde por via terrestre.

São quase um milhão de unidades em material para o enfrentamento à Covid-19. Referente aos testes, somos o estado que mais testou proporcionalmente sua população e continuamos a fazê-lo. É uma estratégia importante para controle nesse momento em que a circulação aumentou, com a variante Ômicron”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. 

A 1ª Regional de Saúde compreende Paranaguá, Antonina, Morretes, Guaratuba, Guaraqueçaba, Matinhos e Pontal do Paraná e recebeu 7.474 imunizantes. Os públicos são os adultos que devem tomar o reforço vacinal (DR) e as crianças.

Veja a divisão:

  • Pfizer pediátrica (de 5 a 11 anos): 2.600 doses;
  • CoronaVac (de 6 a 11 anos): 1850; e
  • Pfizer (DR): 3.024 doses.

A 1ª Regional de Saúde não divulgou quantas vacinas devem ser encaminhadas para cada cidade.

Região já iniciou vacinação infantil

Os municípios têm autonomia para definir como será a vacinação em suas áreas, mas a regra estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é que as aplicações comecem por crianças como comorbidades ou deficiências permanentes, depois o processo deve ser decrescente, começando por quem tem 11 anos, até chegar no último grupo, que são os meninos e meninas com 5 anos.

Apesar disso, todos os 7 municípios já deram início a imunização dos mais jovens. A cidade de Paranaguá, por exemplo, já está aplicando doses em qualquer criança na idade estipulada, basta ir até a Estação Ferroviária com os documentos e um responsável para que o pequeno inicie o ciclo de proteção.