8° Grupamento de Bombeiros promove simulado de evacuação em escolas de Guaraqueçaba

O simulado foi realizado para testar a efetividade do Plano de Abandono das escolas que consiste em uma série de procedimentos que devem ser realizados sob circunstâncias potencialmente perigosas à vida.

por Redação JB Litoral
13/05/2015 12:11 (Última atualização: 13/05/2015)

NULL

No dia 07 de maio de 2015 foram realizados, pelo 8° Grupamento de Bombeiros do Paraná, dois Simulados de Abandono Escolar, sendo um na Escola Antônio Barbosa Pinto e o outro no Grupo Marista, ambos no município de Guaraqueçaba – PR.
  O simulado foi realizado para testar a efetividade do Plano de Abandono das escolas mencionadas, que consiste em uma série de procedimentos que devem ser realizados pelas pessoas que ocupam uma edificação prestes a sofrer um colapso estrutural ou que esteja sob circunstâncias potencialmente perigosas à vida, como um incêndio, por exemplo.
  Ademais, foram apresentadas, aos alunos e professores, as normas de prevenção contra incêndios e as ações já desenvolvidas por outras escolas de cidades da região da 8ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC).
  O município referido não possui instalações do Corpo de Bombeiros, por essa razão foi ainda propiciado treinamento prático, de manuseio e operação de extintores de incêndio, aos funcionários da prefeitura, aos comerciantes, às empresas e à população como um todo. Este treinamento ensinou o uso correto, a importância de manter dentro da data de validade e a aplicabilidade funcional dos diversos tipos de extintores (água pressurizada, pó químico seco e CO2), sendo a água utilizada para incêndios sólidos inflamáveis (madeira, por exemplo) e os demais para líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos energizados.
  O conhecimento efetivo do Plano de Abandono e da utilização de extintores de incêndio minimiza os possíveis danos em casos emergências até a chegada do socorro.

 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments