8º Grupamento de Bombeiros realiza instrução de mergulho de Emergência com EPR

por Redação JB Litoral
27/04/2015 18:00 (Última atualização: 27/04/2015)

NULL

“POR UMA VIDA TODO SACRIFÍCIO É DEVER” é o lema do Corpo de Bombeiros do Paraná, dentro dessa premissa, o 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná (8º GB), sediado na cidade de Paranaguá/ PR, realizou durante os dias 22, 23 e 24 de abril de 2015 uma instrução teórico-prática de mergulho emergencial para os Bombeiros Militares desse município. Gentilmente, a Prefeitura de Paranaguá concedeu ao 8º GB a utilização da Piscina Municipal Nereu Gouvêa para a realização da atividade.

  A Aspirante à Oficial Bombeiro Militar Virginia Maria Zambrin Turra foi quem brilhantemente ministrou a instrução que contemplou a utilização emergencial do Equipamento de Proteção Respiratória (EPR), que é normalmente utilizado pelos Bombeiros em combate a incêndios, a fim de proteger os combatentes contra gases tóxicos e/ou aquecidos, prejudiciais à saúde ou até mesmo fatais, para mergulhos em profundidades não superiores a cinco metros. O equipamento garante uma autonomia de aproximadamente 30 a 40 minutos e permite ao usuário respirar normalmente em locais com Atmosferas Imediatamente Perigosas à Vida ou a Saúde, ademais possibilita até pequenos mergulhos.

  Algumas ocorrências, geralmente envolvendo acidentes de trânsito em que um ou mais veículos venham a submergir parcial ou totalmente em algum corpo hídrico, justificam uma intervenção rápida por parte dos Bombeiros, pois o risco às vidas dos ocupantes é real e imediato e o tempo um fator crucial. A utilização do EPR permite que o resgatista adentre no corpo hídrico de maneira mais rápida e efetiva, minimizando o risco de morte das vítimas.

  As ações do Corpo de Bombeiros são sempre pautadas no quesito segurança, sendo esta relativa a todos, ou seja, o mergulho emergencial utilizando EPR somente será realizado quando as circunstâncias o justificarem, não havendo tempo hábil para aguardar a equipagem de materiais específicos para a prática do mergulho.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Em caso de emergências – LIGUE 193 – CORPO DE BOMBEIROS.

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments