Pontal é o destino mais procurado por turistas no verão, aponta estudo


Por Agência Estadual de Notícias - AEN Publicado 26/02/2022 às 22h41 Atualizado 17/02/2024 às 02h41
pontal do pr
População gosta de aproveitar as praias nos meses mais quentes do ano. Fotos: Cesar Ramires/ Prefeitura de Pontal do Paraná.

Um levantamento feito pela Paraná Turismo, pertencente ao Governo, entre os dias 29 de dezembro de 2021 e 30 de janeiro de 2022 nos 7 municípios do Litoral, por turismólogos e estudantes de turismo, detalhou o comportamento e perfil dos visitantes que passeiam pela região durante a temporada.

Os pesquisadores buscavam saber de onde os turistas são, qual a faixa-etária de quem esteve por aqui e porque escolheu esse destino.

Entre os resultados da pesquisa, foi possível observar que o próprio Paraná é terra natal da imensa maioria da população que viaja ao leste (90%), mas há outros três Estados – de três regiões federativas diferentes – que marcaram presença, sendo eles São Paulo (3,4%), Santa Catarina (1,5%) e Mato Grosso do Sul (1,4%). Há também quem veio de outros países, que representam 1% do total analisado.

O ponto principal da descoberta final foi que as praias são escolhidas por 8 a cada 10 pessoas que passam pelo Litoral. O principal município procurado foi Pontal do Paraná (36,6%), seguido de Guaratuba (31,7%) e Matinhos (18,3). Portanto, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba se dividem entre 13,4% restante da pesquisa.

O vendedor Leonardo Barbosa, que mora em Santa Catarina, escolheu passar cinco dias com a esposa em Guaratuba. “A escolha do município foi por sugestão de um amigo que já estava indo ver o Morro do Cristo e acabou influenciando na escolha”, contou.

Meia idade e ganhos de mais de 2 salários mínimos são maiorias
Veranistas aproveitam a praia. Foto: Divulgação/ Sanepar

Analisando o perfil dos visitantes, os estudantes notaram que 48% têm entre 36 e 50 anos; 23% no grupo de 25 a 35; e 15% está acima dos 51 até 65.

Já sobre a renda, 39,4% apresentaram valores mensais de R$ 2.201 a R$ 4.400 e 34,8% tiveram graduação completa.

A internet também impulsionou o alcance e interesse por viajar a área litorânea, já que 21,3% viu alguma notícia ou informação local via Instagram e 18,3% pelo Facebook.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, o governo do Estado tem um olhar diferenciado para o setor do turismo. “Muitos países sobrevivem do turismo e o setor tem muito a crescer e se desenvolver no Brasil, especialmente o turismo de negócios e o ligado à natureza”, disse.

Márcio também reforçou que há uma estratégia para garantir que tudo saia como planejado. “No Paraná, aplicamos o conceito de turismo responsável: quem usa cuida, para que a população utilize os atrativos que o Estado disponibiliza”, concluiu o secretário.

Paraná Turismo divulga resultado de pesquisa de demanda com veranistas durante a temporada. Foto: Divulgação/ Paraná Turismo