8ª edição de Festival de Jazz espalha o melhor da música na Ilha do Mel


Por Denise Becker Publicado 17/08/2022 às 17h34 Atualizado 17/02/2024 às 15h21

A 8ª edição do Festival Jazz na Ilha acontece desde o dia 6 de agosto e traz variedade musical aos finais de semana do mês, em bares, restaurantes e pousadas localizadas na Ilha do Mel, um dos destinos turísticos mais visitados no litoral paranaense. Até o momento, mais de 100 músicos realizaram 44 apresentações, sendo 12 shows em palcos públicos e 32 no Circuito +Jazz, espalhados entre os vilarejos da região.

Segundo informações dos organizadores do evento, com base nos dados de travessia entre o continente e a Ilha, a produção estimou três mil participantes neste último fim de semana de agosto (13 e 14).  “Muito além de promover música e cultura, nosso objetivo de movimentar o destino foi plenamente atingido. A Ilha do Mel foi preenchida com muita energia boa e as pessoas se divertiram e se respeitaram, fazendo com que o clima estivesse muito positivo e alto astral”, comenta Luiz Mourão, diretor executivo do Jazz na Ilha.

Para os próximos finais de semana deste mês, a produção do festival destaca alguns nomes, como Marília Giller, pianista e compositora, que fará apresentações em Encantadas no formato trio. “Ainda que seja muito desafiador produzir um festival em uma ilha com dois palcos simultâneos e distantes, essa parte de poder voltar no próximo fim de semana e fazer ainda melhor é o que mais me motiva”, completa Luiz.

Sobre o Festival Jazz na Ilha

Realizado anualmente desde 2014, o Jazz na Ilha mudou o panorama do mês de agosto da Ilha do Mel, transformando um período de baixa procura e movimento em um dos mais disputados pelos turistas. A programação do festival oferece aos espectadores artistas de renome na cena com shows intimistas ao vivo e gratuitos.

Quem visita a Ilha do Mel para prestigiar o evento, pode se hospedar nas pousadas apoiadoras oficiais, as quais estarão distribuindo copos reutilizáveis, fortalecendo um movimento ambientalmente consciente e coletivo que contribui cultural e economicamente com a região. Além das praias paradisíacas e trilhas, os participantes também podem realizar atividades como yoga, mutirões de limpeza e oficinas.

Como se preparar para chegar na Ilha do Mel

Para o final de semana no festival elencamos algumas informações importantes:

  • Transporte náutico: utilizar somente embarcações credenciadas pela ABALINE-PR. Elas garantem segurança e conforto na travessia até a Ilha;
  • Saúde: na Ilha do Mel não tem farmácias, mas existem Postos de Saúde Públicos em ambos os vilarejos.
  • Bagagem: importante levar itens básicos de primeiros socorros, como analgésicos, relaxantes musculares, cicatrizantes, antitérmicos e Band-aid; recomendável ter repelente, protetor solar, capa de chuva e lanterna – essenciais para locomoção a pé à noite;
  • Veículos automotores são proibidos na Ilha e precisam ser deixados no estacionamento antes da realização da travessia;
  • Não existem caixas eletrônicos ou agências bancárias na Ilha. A maioria dos estabelecimentos aceitam pix e cartão de crédito ou débito;
  • Lixo: o festival preza pela consciência ambiental, indicando a utilização de copos reutilizáveis e o descarte correto dos resíduos gerados na visita à Ilha.

Confira a programação do dia 20 de agosto nos palcos principais gratuitos

Vale lembrar que esta programação corresponde ao terceiro fim de semana do mês. Para conferir a programação completa, clique aqui. Mais informações sobre os artistas participantes estão disponíveis neste link.

– Encantadas, no dia 20 de agosto:

12h-13h: Didones

13h-15h: Priscila Nogueira convida Décio Caetano

15h-16h: Didones

16h-18h: Marília Giller Trio

– Brasília, no dia 20 de agosto:

12h-13h: MITAY

13h-15h: Matita Peré

15h-16h: MITAY

16h-18h: O Som do Saul Quarteto