9º BPM recebe novo comandante durante solenidade em Matinhos


Por Redação JB Litoral Publicado 06/02/2019 às 10h54 Atualizado 15/02/2024 às 07h11

Na manhã de terça-feira, 5, uma cerimônia no Sesc Caiobá, em Matinhos, marcou a troca de comando do 9º Batalhão da Polícia Militar. Na ocasião, o tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres encerrou sua passagem pela unidade e passou o cargo ao tenente-coronel Marcos Rodrigues.

Segundo as informações divulgadas no site da Polícia Militar do Paraná, a mudança faz parte do ciclo de oxigenação do comando da unidade, para revigorar as ações da corporação nos sete municípios da região litorânea. Durante o evento foi inaugurada a foto oficial do tenente-coronel Barroso na Galeria de Ex-Comandantes do 9º Batalhão.

A cerimônia foi presidida pelo subcomandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais, por conta do comandante-geral da PM, coronel Péricles de Matos, acompanhar o governador Carlos Massa Ratinho Júnior em Cascavel, juntamente com o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell.

O coronel Morais salientou que a mudança de comando das unidades operacionais é rotineiro na corporação a fim de renovar as energia e os projetos em benefício da população, bem como coroar o desempenho profissional dos oficiais que já possuem experiência e competência para assumir o comando de uma unidade.

“Os tenentes-coronéis Barroso e Marcos são oficiais que por onde passaram deixaram um legado positivo e entendemos que em qualquer unidade que eles estarão não haverá prejuízo, muito pelo contrário, o trabalho será continuado, dando a sua pessoalidade no novo comando. Algumas mudanças são positivas, as formas de pensar podem ser diferentes, mas que convergem para o bem comum da Polícia Militar e de toda a sociedade”, explicou.

O comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM), coronel Valterlei Matos de Souza, fez um elogio ao tenente-coronel Barroso pelos serviços prestados no batalhão, bem como enquanto esteve a frente das atividades da Operação Verão. “A gente percebeu que o Barroso fez um ótimo trabalho, não só na Operação Verão, mas também com a comunidade local. Foi uma atuação acentuada em que agora podemos colher os resultados. O tenente-coronel Marcos é um excelente oficial e está disposto a fazer um excelente trabalho”, detalhou.

Há um ano e nove meses no Comando do 9º Batalhão, o tenente-coronel Barroso destacou que em sua gestão houve mais aproximação com a comunidade e com os órgãos de segurança pública do Litoral, e agora que assume o comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), buscará a valorização do militar estadual e a atualização profissional de todos os integrantes. “Nossa prioridade sempre foi o trabalho integrado, a segurança pública a muito tempo deixou de ser uma missão exclusivamente de polícia. Nós temos que trabalhar integrados com a comunidade, com os demais organismos de segurança pública e da sociedade organizada”, afirmou.

Já o tenente-coronel Marcos, recém promovido ao posto em dezembro de 2018, terá seu primeiro comando de unidade operacional, e terá pela frente o desafio de continuar os trabalhos da Operação Verão Paraná 2018/2019, bem como trabalhar para a redução dos índices de criminalidade. Com passagens por diversos setores da Corporação, o oficial buscará parcerias e o contato da comunidade para reforçar as ações de segurança pública.

“É uma grande satisfação assumir o comando do 9º Batalhão de Polícia Militar, sabemos das dificuldades que os municípios têm em relação à segurança e pretendemos abrir espaço para que a sociedade participa e discuta conosco esse tema que é inerente à todos. A Polícia Militar não faz segurança sozinha, precisa do apoio da população, das associações, da imprensa e outras entidades a fim de buscar estratégias e ações que reflitam em mais tranquilidade ao cidadão”, ressaltou.

Dentre as conquistas que a população do Litoral obteve durante a passagem do tenente-coronel Barroso foi a instalação da 3ª Companhia de Polícia Militar em Guaratuba, um ensejo do poder municipal e dos moradores locais. “Está fazendo uma diferença muito grande a chegada de uma unidade da PM em Guaratuba”, disse o prefeito de Guaratuba e Presidente da Associação dos Municípios do Litoral, Roberto Justus.

Para o coordenador da Polícia Civil na Operação Verão 2018/2019, delegado Miguel Stadler, a mudança de comando da PM permitirá cada vez mais uma integração forte entre as instituições. “A integração é muito grande entre as unidades policiais locais, como também com a operação verão. Os números, por si só, refletem esta parceria no combate à criminalidade”, destacou.

CURRÍCULO

O tenente-coronel Marcos Rodrigues é natural de Jacarezinho (PR) e tem 51 anos. Ingressou à Polícia Militar em 1986 pelo Curso de Formação de Soldado no 13º Batalhão de Polícia Militar. Em 1989 entrou para o Curso de Formação de Oficiais, tornando-se aspirante em 1991. Foi instrutor de cursos de formação de policiais militares, é especializado em Policiamento Montado, fez o curso de Piloto Privado e Comercial de Helicóptero em 2002. Também tem cursos na área de polícia comunitária e de Estatística Criminal. Já trabalhou no Regimento de Polícia Montada (RPMon) e foi juiz da Vara da Auditoria Militar Estadual.

PRESENÇAS

Além das presenças do coronel Morais, Subcomandante-Geral da PM, e do coronel Valterlei, Comandante do 6º CRPM, estiveram no evento os prefeitos de Matinhos (Rui Hauer), de Pontal do Paraná (Marcos Fioravanti), de Guaraqueçaba (Hayssan Colombes Zahoui), o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros (8ºGB), tenente-coronel Gerson Gross, além do secretário municipal de Segurança de Pontal do Paraná, coronel Nemésio Xavier, do ajudante da Capitania dos Portos de Paranaguá, capitão de fragata Marcelo Fontes Dornellas, do presidente do Conselho de Segurança de Matinhos e integrante da Guarda Mirim da cidade, tenente-coronel Antônio Carlos Santos, além de oficiais e praças da PM e demais convidados.