Feira da Lua é elogiada por comerciantes e frequentadores


Por Redação JB Litoral Publicado 05/08/2015 às 16h00 Atualizado 14/02/2024 às 09h02

A Feira da Lua da Praça dos Leões – que acontece toda terça-feira a partir das 17h – é uma unanimidade entre comerciantes e frequentadores, que elogiam a iniciativa, consolidado-a como forma de lazer para as famílias da cidade. A Feira é realizada pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com outras secretarias municipais, pequenos agricultores, artesãos e artistas.

Desde a sua primeira edição, no início do ano passado, a Feira consolidou-se no calendário dos parnanguaras. Segundo dados da Semapa, o público médio estimado é de 3 mil pessoas prestigiando as 65 barracas abrigadas na Feira atualmente.

De acordo com o secretário da pasta, Silvio Bezerra Geraldo, a procura é tanta que existe lista de espera de pessoas interessadas em montar um espaço durante o evento. O movimento gerado pela Feira tem aumentado e beneficiados os comerciantes fixos também.O retorno tem sido muito bom. É uma iniciativa muito acertada do prefeito Edison Kersten. As pessoas vêm até a Feira, consomem e geram renda para a agricultura familiar. Os comércios em volta também acabam lucrando. Mesmo em tempos de economia mais fraca, não há retrocesso na Feira da Lua”.

Viviane Marques Costa é frequentadora da Feira da Lua e conta que aprecia a variedade gastronômica do evento. “Toda terça-feira eu e minha família estamos aqui. Gosto muito do espetinho, da tapioca, do pão com bife. Gosto da variedade da alimentação. Todos os comerciantes são locais e a comida não é cara. Acho que agrada todos os paladares e bolsos”, ressalta Viviane, que estava acompanhada da filha Carol Marques, e do esposo, Christian Costa.

GERAÇÃO DE RENDA

Se para os frequentadores a Feira da Luz traduz-se em variedade gastronômica e de artesanato, para os comerciantes representa mais geração de renda. Israel Goldenstein Filho mantém uma das barracas mais concorridas da Feira, a “Alcatra da Família”, onde os visitantes podem provar o prato que dá nome à barraca preparado na hora, na chapa.

Para ele, a Feira da Lua só trouxe benefícios. “É um lugar onde a família se encontra. Hoje a Feira da Lua, tanto da Praça dos Leões como do Aeroparque, é a maior feira gastronômica do Litoral do Paraná. Acho que o evento só vem a engrandecer à cidade. A população sabe que tem onde ir toda terça e quinta-feira. Nunca vi um transtorno ou briga no período que estive aqui”, destacou.

A cama elástica que funciona durante os dias de evento serve, por exemplo, para financiar as atividades do grupo voluntário de alfabetização de adultos. A responsável pela iniciativa, dona Maria Aparecida Borsali Miorali, a Cida da Catedral, explica.

“A importância da Feira da Lua é grandiosa. O que arrecadamos na cama elástica é revertido em merenda e material didático para os 45 alunos do grupo de alfabetização”, salienta. “Fui uma das idealizadoras da Feira da Lua, que nasceu como primeira feira gastronômica noturna no município. Pra mim é uma honra muito grande participar deste momento”, ressaltou. Ela conclui: “só ficamos triste quando chove e não podemos vir”, disse.