Veto ao Fundo Rotativo Municipal gerou protesto em favor da educação em Antonina


Por Redação JB Litoral Publicado 09/09/2015 às 17h00 Atualizado 14/02/2024 às 09h33

Aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, o Projeto de Lei 37/2014, que cria o Fundo Rotativo Municipal para as escolas da rede municipal foi vetado pelo prefeito João Ubirajara Lopes (PSC), o João Domero, e gerou a revolta dos vereadores, principalmente dos seus autores, Márcio Hais Natal de Balera (PSD) e Givanildo Cabral (PR) e dos professores que, ontem, realizaram um protesto na Praça Coronel Macedo e pelas ruas e avenidas de Antonina.

Organizado pela Comissão de Professores Municipais da APP Sindicato em Antonina, o ato público levou para a população pautas como a aprovação do Plano de Cargos e Salários do Magistério Municipal que visa reestruturar a carreira dos professores e corrigir distorções, a manutenção do Fundo Rotativo Municipal vetado pelo prefeito que viria a resolver os problemas de manutenção e compra de material de expediente nas escolas e uma melhor distribuição e fiscalização dos recursos da educação.

Vestidos com camiseta preta com a frase “sou municipal e tô na luta”, cartazes, faixas e a bandeira do Brasil, professores da rede municipal de ensino, com apoio da APP Sindicato, realizaram uma manifestação pacífica na Praça Coronel Macedo e depois pelas ruas da cidade, cobrando do prefeito João Domero a hora-atividade, que é um direito do professor, além da implantação do Fundo Rotativo Municipal, que garantirá autonomia para as escolas.

A Secretária Geral da APP Sindicato, professora Vanda Santana esteve presente na manifestação, juntamente com os vereadores que apresentaram o Projeto de Lei 37/2014, além de Odileno Garcia Toledo (PSD), Jackson Cleyton de Paula Silva, o “Galo Cego” (DEM) e Ademir Rodrigues (PRB), o Barroca, José Dutra da Silveira (PR) e Alceu Alves Salgado (PRB).

Após a manifestação, o protesto continuou nas redes sociais com fotos do ato público, postagens e opiniões. A Secretária Geral da APP e professora na cidade, Vanda Santana, falou da necessidade da Câmara Municipal derrubar o veto do prefeito. “Pela derrubada do veto do prefeito ao projeto do Fundo Rotativo Municipal, vereadores participam da manifestação. Já temos os votos de Márcio Balera, Odileno Garcia Toledo, Giva Cabral, Cleyton Galo Cego, Ademir Barroca, José Dutra, Alceu Salgado. Falta apenas um voto”, postou a dirigente sindical. Veja como foi a manifestação.