Vereadores pressionam Ecovia por melhorias na PR-410 e BR-277


Por Redação JB Litoral Publicado 28/11/2015 às 04h00 Atualizado 14/02/2024 às 11h07

Câmara cobra que prefeito Hélder exija da concessionária melhorias aos cidadãos, voltadas à segurança e comodidade de pedestres, ciclistas e motoristas

No último dia 11, três vereadores de Morretes protocolaram quatro indicações cobrando melhorias por parte da concessionária Ecovia em duas vias sob sua concessão: a PR-410, que dá acesso interno a Morretes e a BR-277, principal via federal do litoral paranaense. Os documentos pedem do prefeito Hélder Teófilo dos Santos (PSDB) uma cobrança mais contundente, apontando a necessidade de melhorias viárias, bem como no sistema voltado ao suporte do transporte coletivo. Os autores das indicações foram os vereadores Tadaci Shiosaki (PDT), Valdecir Mora (PSL) e Luciano Cardoso (DEM). 

O vereador Tadaci foi autor de duas Indicações cobrando a Ecovia, protocoladas sob os números 149/2015 e 150/2015. A primeira indica a necessidade de implantação de cobertura no ponto de ônibus da Praça do São João da Graciosa, enquanto a segunda aborda igual necessidade de cobertura no ponto de transporte coletivo na ponte do Rio Nhundiaquara, no Porto de Cima. De acordo com o legislador, as medidas se justificam “pelo grande fluxo de pessoas que utilizam este meio de transporte e, além disso, é necessário dotar os pontos de ônibus com cobertura para proteção contra o sol e a chuva”, completa Shiosaki.

A Indicação N° 148/2015, do vereador Valdecir, procurou focar outro problema: a necessidade de melhoria viária. Segundo a Indicação, pedem-se providências para que a Prefeitura cobre da Ecovia melhorias na altura do Km 30 da BR-277, no acesso à estrada do Candonga/Rio Sagrado. De acordo com o legislador, o pedido se justifica pelo alto fluxo de veículos na localidade, que dá acesso a um dos bairros mais populosos de Morretes. Carros, caminhões pesados e ônibus precisam utilizar o acesso, tendo que no presente momento “diminuir a velocidade, sendo obrigados a entrar para a direita, para entrar no sentido contrário”, explica o vereador, algo que causa claro risco de acidente.
O vereador Luciano Cardoso evidenciou na Indicação N°147/2015 o alagamento no acostamento da PR-410, mais precisamente na altura da Panificadoria Dias e do Ale Auto Center, entre outros comércios, algo que, segundo ele, está causando transtornos com a água retida para pedestres, ciclistas e motoristas. De acordo com o legislador, o alagamento no acostamento impede o tráfego de pedestres e ciclistas no local, trazendo a necessidade dos cidadãos irem de forma perigosa até o asfalto da via, trazendo risco de atropelamentos, que inclusive já ocorreram na localidade.