Na Ilha do Mel, agosto será dedicado ao Jazz; apresentações acontecerão nos cinco finais de semana do mês

Festivais contarão com quatro palcos oficiais e outros pontos de apresentações em bares e pousadas da ilha


Por Flávia Barros Publicado 28/07/2024 às 12h50

Turistas e nativos da Ilha do Mel, em Paranaguá, esperam por agosto. Embora seja inverno, baixa temporada no Litoral, é neste mês que a mais famosa ilha da região recebe eventos dedicados ao Jazz. Neste ano não será diferente, assim como acontece há uma década. A programação começa na próxima sexta-feira (2) e segue até o último final de semana do mês, com apresentações em palcos nas regiões de Nova Brasília e de Encantadas.

JAZZ ILHA NO MEL
Festivais têm programação extensa em palcos nas regiões de Nova Brasília e Encantadas. Foto: Divulgação

Em Nova Brasília, dois festivais

Segundo a organização do evento, este ano a estimativa é de que 60 mil pessoas prestigiem o Jazz Festival, número maior se comparado aos anos anteriores, uma vez que agosto terá cinco fins de semana. “A novidade deste ano será os diferentes locais das apresentações, com destaque para os três palcos principais na comunidade: um no Trapiche de Nova Brasília, outro na Pracinha Felipe Valentim e, o terceiro, na Praia de Fora, com apresentações em forma de circuito entre 11h e 19h”, diz um dos organizadores, Felipe Andrews Gonçalves.

Após esse horário, o festival continua com as atrações adicionais do Circuito Off em algumas pousadas e restaurantes.

Ainda de acordo com Felipe, outro destaque para o evento deste ano é a valorização dos talentos locais e regionais. “Nós estamos contratando muitos músicos de Paranaguá, Pontal do Sul, Curitiba e também alguns nomes que são relevantes no circuito regional e nacional. Estamos ainda valorizando os músicos aqui da nossa região, reforçando o compromisso com a comunidade local”, ressalta.

As atrações para Nova Brasília serão divulgadas nos perfis @jazzagostoilhadomel e @ilhadomeljazz, no Instagram.

Encantadas Jazz

Do outro lado da ilha, na praia de Encantadas, as apresentações musicais acontecerão no Palco Swamp, na Praça de Encantadas (em frente ao trapiche), com shows abertos aos sábados à tarde, e nos palcos de cinco bares e pousadas do Circuito Jazz, nos três dias de cada fim de semana.

A programação traz para o primeiro fim de semana, no palco público, Paulo Levi (nascido em Belém do Pará, possui sólida formação acadêmica internacional e hoje reside em São Paulo); Abdiel Freire (nasceu em Joinville, SC, e mora em Curitiba onde divide palco com músicos da primeira linha); e Cau Russo, mulher trans, com trajetória iniciada na música erudita no interior de São Paulo e que, depois de estudos na Alemanha, passou por Londrina e agora mora em Maringá, no norte do estado.

JAZZ ILHA DO MEL
Eventos contam com palcos públicos e apresentações em bares e pousadas. Foto: Divulgação

Atividades extras e acesso

Além das apresentações musicais, os festivais contarão com atividades complementares, tais como ações ambientais e aulas gratuitas de yoga.

Para facilitar o acesso à Ilha do Mel, a exemplo do ano passado, este ano também terá o Jazz Bus, ônibus em horário extra que a Viação Graciosa vai disponibilizar nas cinco sextas-feiras de agosto, partindo da Rodoferroviária de Curitiba até o trapiche de embarque, em Pontal do Paraná. A Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline) irá colocar duas barcas para a travessia do Canal da Galheta, também em horários extras às 20h e 21h.

*Com informações das assessorias de imprensa

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *