Piloto de parapente é resgatado após ficar preso em árvore na Ilha do Mel


Por Redação Publicado 28/09/2024 às 09h40

Um voo de parapente na paradisíaca Ilha do Mel foi interrompido na tarde de sexta-feira (27) por um acidente dramático que exigiu a união das equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de voluntários da comunidade. Um turista de 33 anos perdeu o controle de seu parapente, aterrissando em uma árvore. a aproximadamente 15 metros de altura, no pico do morro conhecido como “Bica do Norinho”, na localidade de Encantadas, ficando preso na copa da árvore.

O acidente ocorreu por volta das 16 horas e os amigos da vítima contataram o Corpo de Bombeiros. Em seguida foi solicitado o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil. Após colherem informações e traçarem uma estratégia, as equipes entraram a mata, localizando a vítima por volta das 23 horas.

No entanto, o mais desafiador estava por vir: a vítima precisou ser resgatada com técnicas de salvamento em altura e rapel. Somente após garantir sua segurança, foi realizada a descida da vítima. Com escoriações leves, o piloto do parente não quis ser encaminhado para atendimento médico.

Apesar do efetivo, dos equipamentos e das técnicas utilizadas, o resgate só foi finalizado por volta das 2 horas deste sábado (28). A importância da união entre as forças de segurança pública e a comunidade foi fundamental para a salvaguarda da vida, tanto da vítima quanto das equipes envolvidas.

PARAPENTE

O parapente, conhecido como paraglider em inglês, assemelha-se a um paraquedas, uma vez que possui uma estrutura flexível e o usuário fica suspenso. Essa modalidade de voo livre pode ser praticada tanto para lazer quanto em competições, sendo classificada como um esporte radical.

O termo “paramotor” refere-se ao parapente equipado com um motor que impulsiona o piloto.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *