Travessia da Ilha do Mel terá catamarãs modernos, de até 20 metros de comprimento e capacidade para 70 passageiros

Edital para contratar os projetos e a fabricação das embarcações foi lançado pelo governo do estado


Por Flávia Barros Publicado 07/10/2024 às 00h47

No mês de junho foram anunciados pelo governo do estado investimentos em saneamento na Ilha do Mel, assim como a modernização e ampliação do Molhe e Guia de Corrente localizados na desembocadura do Canal Artificial no balneário de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná. Na última segunda-feira, 30 de setembro, mais um anúncio animou moradores e turistas. A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) divulgou a abertura de um edital para contratar a elaboração de projetos e fabricação de duas embarcações do tipo catamarã, que serão utilizadas na travessia entre Pontal do Sul e a Ilha do Mel. As embarcações vão operar na rota entre o Terminal de Embarque de Pontal do Sul e as comunidades de Nova Brasília e Encantadas.

Realizamos estudos que apontaram mais de 688 mil travessias realizadas em um ano, entre a ilha e Pontal do Sul, em sua maioria utilizando embarcações locais, boa parte delas fabricadas de modo artesanal”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

CUSTO E PRAZOS

O edital tem um orçamento de R$ 14,9 milhões e a abertura das propostas está marcada para 2 de janeiro, com avaliação baseada em preço e qualidade técnica. A empresa vencedora terá até 343 dias para entregar os catamarãs, com o primeiro previsto para 231 dias após o início dos trabalhos.

Os projetos a serem desenvolvidos terão como base um anteprojeto da SEIL, utilizando estruturas em alumínio naval para transportar, no mínimo, 70 passageiros. Medindo entre 17 e 20 metros de comprimento, os catamarãs serão equipados com motores a diesel e atenderão a todas as normativas de segurança para transporte de passageiros, segundo o edital.

FUTURO DA TRAVESSIA

O governo ainda divulgou que, em uma iniciativa complementar, a SEIL realizou uma consulta pública para discutir os futuros editais de chamamento público de operadores da travessia aquaviária entre Pontal do Paraná e a Ilha do Mel. 

De acordo com a pasta, serão quatro editais para selecionar as empresas que vão prestar os seguintes serviços:

  • Transporte Regular Aquaviário: refere-se às embarcações de grande porte (barcos), com horários de embarque e desembarque fixados, seguindo o esquema operacional de rotatividade determinado pelos administradores dos terminais.
  • Táxi Náutico: contempla a prestação de serviços na modalidade de fretamento contínuo, com embarcações menores (lanchas) sob esquema operacional de rodízio.
  • Terminais Aquaviários Privados (Fretamento): refere-se ao cadastramento das infraestruturas aquaviárias particulares, ou seja, fora do Terminal Público de Pontal do Sul, com embarcações particulares e sob esquema de agendamento particular, sem tarifa regulada.
  • Turismo de Base Comunitária: com os serviços prestados pelas Comunidades Tradicionais da Ilha do Mel, com locais de embarque e desembarque específicos e sinalizados dentro dos terminais públicos. A modalidade funcionará sob forma operacional de pré-agendamento e serviço turístico diferenciado.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *