Para diminuir a fila, moradores de Pontal do Paraná são atendidos em mutirão de oftalmologia


Por Flávia Barros Publicado 16/06/2025 às 13h43

Eles passaram por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pontal do Paraná, onde foi identificada a necessidade de consulta com médicos oftalmologistas. Encaminhados para a fila, na sexta-feira (13) e sábado (14), os moradores, que já haviam confirmado presença ao longo da semana, compareceram para os atendimentos oftalmológicos na Policlínica do Município, localizada no balneário Praia de Leste.

FOTO 1
Com a realização dos mutirões, até o ano passado a fila já havia diminuído em 66%, segundo a Prefeitura. Foto: Clovis Santos/Prefeitura de Pontal do Paraná

De acordo com a Administração Municipal, a iniciativa faz parte de uma série de ações iniciadas em 2021, com o objetivo de agilizar o atendimento à população e reduzir a fila de espera por consultas com especialistas. A expectativa para este mutirão era a de realizar 200 atendimentos, sendo 100 em cada dia.

Esse mutirão é um passo a mais para oferecer à nossa população o cuidado oftalmológico que ela merece, acelerando o acesso à saúde e qualidade de vida para todos em Pontal do Paraná”, afirmou o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes.

Fim da fila

Apesar de serem encaminhados pelas UBSs e terem as consultas confirmadas por telefone poucos dias antes do mutirão, ainda houve pacientes que não compareceram ao atendimento e perderam o lugar na fila. Na sexta-feira, por exemplo, dos 100 confirmados, 30 faltaram. No sábado, eram 110 agendados e 75 compareceram. A Administração Municipal ressalta que, para não perder o lugar e ser encaixado em um próximo mutirão, é necessário avisar com antecedência que não poderá comparecer.

FOTO
Quando os mutirões começaram, no final de 2021, a fila à espera por consulta oftalmológica chegava a 1.500 pessoas. Foto: Clovis Santos/Prefeitura de Pontal do Paraná

É feito um rastreamento e, durante o mutirão, verificamos se a pessoa precisa de óculos, se ela tem glaucoma, catarata ou algum outro problema nos olhos. Se ela precisar de algum outro procedimento, o médico já informa e a gente cadastra na próxima lista de encaminhamento”, disse a secretária municipal de Saúde, Michele Straub, em conversa com o JB Litoral.

O primeiro mutirão aconteceu em novembro de 2021, em convênio com o Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp).

Desde então, fazemos os mutirões de forma periódica, para diminuir e qualificar a fila de oftalmologia. Quando iniciamos, tínhamos 1.500 pacientes em fila, chegamos a 500 no ano de 2024”, salientou a secretária.

Evolução e retomada

Ainda conforme o Município, após o primeiro mutirão em 2021, foram realizados 3 mutirões em 2022, a mesma quantidade em 2023 e 6 ações em 2024.

A expectativa é de que ações como essa continuem contribuindo para tornar o acesso à saúde mais rápido e eficiente em todo o Município. Retomamos somente agora, em junho de 2025, porque o nosso prestador se descredenciou do Comesp. Mas, assim que houve um novo credenciamento, já agendamos, e a previsão é de que tenhamos mais duas datas em agosto de 2025”, completou a secretária Michele Straub.

Os próximos mutirões previstos irão atender aos pacientes nas especialidades de oftalmologia e cardiologia. Todos serão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *