Litoral recebe mais de R$ 5,4 milhões para a saúde; Paranaguá terá maior repasse
Os sete municípios do Litoral do Paraná vão receber, juntos, R$ 5,4 milhões para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS). O recurso faz parte do pacote de R$ 202,1 milhões anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) nesta quinta-feira (25) e será repassado diretamente aos municípios para ampliar a oferta de consultas especializadas, exames diagnósticos e outros serviços de média complexidade. Os valores devem ser depositados já nesta sexta-feira (26).

Paranaguá concentrará o maior repasse entre os municípios do Litoral, com cerca de R$ 2,6 milhões. De acordo com levantamento do JB Litoral, Guaratuba receberá cerca de R$ 763 mil, Matinhos R$ 715 mil e Pontal do Paraná R$ 563 mil. Os recursos também serão destinados a Morretes (R$ 324 mil), Antonina (R$ 308 mil) e Guaraqueçaba (R$ 126 mil).
O investimento integra uma estratégia do Governo do Estado para ampliar o acesso da população a consultas, exames especializados e serviços de média complexidade ambulatorial, reduzindo gargalos no atendimento e acelerando diagnósticos e encaminhamentos em todas as regiões do Paraná.
Os recursos poderão ser utilizados para a realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviços do SUS. A distribuição foi definida pelo critério per capita, com valor de R$ 17 por habitante, considerando a estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os municípios paranaenses foram contemplados, sem necessidade de adesão a programas ou convênios específicos.
Segundo o governador Ratinho Junior, o investimento foi estruturado para auxiliar principalmente os municípios que enfrentam dificuldades para custear serviços especializados de saúde. “É uma divisão per capita, não pela importância do prefeito ou pelo partido. Estamos colocando R$ 17 por habitante em cada município. Isso vai dar uma alavancada importante e colaborar neste momento de diminuição dos repasses”, acrescentou.
Como os recursos poderão ser utilizados?
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios deverão priorizar pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. A medida busca reduzir filas e ampliar o acesso da população ao atendimento especializado.

“Esse recurso sai do Fundo Estadual de Saúde e vai direto para os fundos municipais. Os prefeitos já vão poder dispor desse reforço. Vale lembrar que, até os anos 2000, o governo federal respondia por cerca de R$ 60 de cada R$ 100 investidos em média e alta complexidade. Hoje esse percentual caiu para R$ 38. Esse aporte do Estado ajuda a dar mais celeridade às filas, ampliando as consultas especializadas e reforçando a rede de atendimento”, destacou o secretário estadual da Saúde, César Neves.
