Ilha do Mel será imunizada com a segunda dose, nesta terça-feira, 31


Por Brisa Teixeira Publicado 30/08/2021 às 21h49 Atualizado 16/02/2024 às 11h48
Aglomeração de pessoa com máscaras

Nesta terça-feira, 31, a Ilha do Mel fechará o ciclo de imunização das comunidades contra a Covid-19 com a vacinação em massa, a partir dos 18 anos. A primeira campanha foi no dia 10 de junho com a aplicação da primeira dose da vacina Astrazeneca para cerca de 800 pessoas, sendo 400 para cada localidade: Nova Brasília e Encantadas. Com essa campanha, estima-se que 98% da população da Ilha do Mel estará vacinada.

Diferente da campanha em junho, em que a vacinação ocorreu, em Encantadas pela manhã e, em Brasília, à tarde, desta vez será diferente. De acordo com a gerente de atenção à saúde da Ilha do Mel e comunidades marítimas, Ghislaine Cristina Corrêa, serão disponibilizadas equipes médicas para trabalhar o dia todo nas duas comunidades.

Horários

Em Encantadas, a vacinação será das 8h30 às 11h30, para as pessoas de 40 anos para cima e, à tarde, das 13h30 às 18h, para as com idade, entre 18 e 39 anos. Já, em Nova Brasília, a vacinação ocorrerá das 10 às 16h, sem intervalo para o almoço e por ordem de chegada. Para os moradores da Ponta Oeste, a supervisora explica que a equipe de imunização irá até o local por ser mais afastada.

Quem não pode tomar a vacina

Não poderão ser vacinados, aqueles que tiverem algum sintoma gripal; os que tomaram outra vacina, como a da gripe, nos últimos 15 dias; e àqueles que tiveram Covid ou Dengue, nos últimos 30 dias.

Para aqueles que não puderem tomar a vacina neste terça-feira, a gerente de atenção à saúde explica que a vacinação para essa população não termina amanhã, 31. “O posto do SUS vai fazendo o monitoramento e verificando quem está faltando tomar. É um monitoramento de rotina, que vem sendo realizado desde fevereiro. Levamos a vacina para quem precisa conforme a demanda e o calendário”.

Prevenção não pode parar

Mesmo após os 20 dias, depois da aplicação da segunda dose, a supervisora alerta que os protocolos de segurança quanto à prevenção continuam os mesmos, como exigência de uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento. “A vacina ajuda a não ter complicações, caso se contagie. Assim como com os cuidados necessários, os assintomáticos não vão transmitir”, alerta Ghislaine. Segundo ela, na Ilha do Mel, é normal uma proximidade dos moradores da Ilha com os turistas, além de um grande movimento nas trilhas, por isso, uma atenção ainda mais especial na continuidade nos procedimentos de prevenção.

Notícias

Acompanhe a apuração dos votos em Paranaguá em tempo real


O JB Litoral traz para você, eleitor, a possibilidade de acompanhar a apuração dos votos para os candidatos à Prefeitura…


O JB Litoral traz para você, eleitor, a possibilidade de acompanhar a apuração dos votos para os candidatos à Prefeitura…