Aluno do Ondas dos Sambaquis conquista o seu primeiro pódio em campeonato de surfe em Matinhos


Por Diogo Monteiro Publicado 20/12/2021 às 11h01 Atualizado 16/02/2024 às 21h56

Com menos de quatro meses de atividade, o projeto Ondas dos Sambaquis, em Pontal do Paraná, já começou a colher os primeiros frutos. Na última sexta-feira, 17, o aluno Alan Purcino, participou do seu primeiro Campeonato Paranaense de Surf realizado na praia Brava em Matinhos.

A criança, de apenas 7 anos, participou da 4ª etapa do paranaense, organizado pela Federação Paranaense de Surfe (FPS) e conquistou o pódio ficando com a quarta melhor pontuação da categoria Sub-10.

O instrutor do projeto, Fernando Vipieski, demonstrou muita alegria e satisfação em ver o trabalho já surtindo efeito. “Assim que iniciamos o nosso trabalho com as crianças em Ipanema, percebemos que elas começaram a ter mais interesse pelo esporte. O Alan começou conosco e mesmo com a pouca idade ele pegou o jeito e durante os nossos treinos se mostrou focado em aprender as manobras. Nesse fim de semana ele se sentiu seguro e foi para a água, conquistando o quarto lugar em sua categoria”, finalizou o instrutor.

Aulas gratuitas

O projeto “Ondas do Sambaquis” traz a prática do surfe desde cedo às crianças, acima de 5 anos, em Pontal do Paraná. As aulas buscam apresentar o esporte, mas sem deixar de lado, a importância de passar, com ensinamentos lúdicos e brincadeiras, uma vez que o exercício físico é uma fonte de diversão.

Iniciado há três meses, com auxílio da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, a modalidade é ensinada gratuitamente no balneário de Ipanema. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 10h30, no período da manhã e das 13h30 às 15h, no período da tarde, as crianças vão para o mar buscando as melhores ondas. 

A oficina adapta as técnicas que melhoram a coordenação motora, aos poucos, vai sendo trabalhado elementos mais difíceis dentro da modalidade. Para Celso Gabriel Martins, coordenador do “Ondas dos Sambaquis”, o trabalho sempre respeitará os limites dos alunos. “O esporte é indicado logo quando completam 5 anos ou 6 anos, neste momento eles começam a apresentar sinais de melhora na sua locomoção. Ao mesmo tempo, nós temos todos cuidados por causa da evolução óssea que eles atravessam”, explica o professor de educação física. 

Confira o resultado da 4ª Etapa do Paranaense de Surf:

Sub 18 – Masculino

1. Anuar Chiah;

2. Ryan Coelho;

3. Kauã Carvalho; e

4. Victor Inácio.

Sub 16 – Masculino

1. Anuar Chiah;

2. Ryan Coelho;

3. Victor Inácio; e

4. Kauã Carvalho.

Sub 14 – Feminino

1. Gabriely Vasque;

2. Clara Chaves;

3. Duda Azamor; e

4. Isabela Aoto de Liz.

Sub 14 – Masculino

1. Ryan Coelho;

2. Anuar Chiah;

3. João Vitor Zimermann; e

4. Kauã Carvalho.

Sub12

1. Anuar Chiah;

2. Kauã Carvalho;

3. Christopher Lopes; e

4. Miguel Amaral.

Sub10

1. Gustavo Pires;

2. Gabriel Chiah;

3. Vinicius Antunes; e

4. Alan Purcino.

Notícias

Acompanhe a apuração dos votos em Paranaguá em tempo real


O JB Litoral traz para você, eleitor, a possibilidade de acompanhar a apuração dos votos para os candidatos à Prefeitura…


O JB Litoral traz para você, eleitor, a possibilidade de acompanhar a apuração dos votos para os candidatos à Prefeitura…