Gestão Kersten gastou R$ 4,4 milhões em locação de informática e serviços em 2014


Por Redação JB Litoral Publicado 21/05/2015 às 11h08 Atualizado 14/02/2024 às 07h50

Seguindo a mesma filosofia da administração anterior, amplamente criticada na campanha eleitoral de 2012, sobre os gastos com informática e consultoria, a gestão do prefeito Edison de Oliveira Kersten (PMDB) gastou exatos R$ 4.468.000,00 na locação de sistema de informatização e contratação de empresa especializada na prestação de serviços de informática em 2014.

Um levantamento no Portal da Transparência da prefeitura feito pelo JB mostrou que foram quatro os contratos firmados pela atual administração nesta área, curiosamente dois deles exatamente iguais, porém o segundo firmado em plena vigência do primeiro.

Foram homologados contratos nos meses de janeiro, abril, julho e dezembro.
O primeiro contrato ocorreu no oitavo dia do ano, o segundo de maior valor, para locação de sistemas de informatização do município, específico para gestão pública municipal sem limite de usuários, com instalação, implantação e treinamento dos funcionários, inclusa a manutenção corretiva na ordem de R$ 2 milhões. O segundo contrato homologado no dia 4 de abril, alcançou o maior valor do ano, R$ 2.138.000,00, feito para seleção e contratação de empresa especializada para prestação de serviços de informatização de diversas Secretarias da Administração Pública Municipal, através da locação de sistemas específicos para gestão pública que deverão atender as exigências legais, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e de outros Órgãos Públicos.

Entretanto, chamou a atenção do JB os contratos firmados em maio e julho do ano passado. A redação do objeto que consta na contratação é exatamente idêntica, diferenciando apenas no prazo de execução do contrato, o primeiro é para 90 dias e o segundo para 180 dias, todavia, existe um conflito na prestação do serviço, porque na contratação do segundo contrato, o primeiro ainda estava em vigência e, no mês de julho e até o dia 28 de agosto, a prefeitura permaneceu com dois contratos, com a mesma finalidade, em execução.

No dia 6 de maio, a prefeitura fez a contratação emergencial por R$ 105.000,00 de empresa especializada na prestação de serviços de informática para locação de licença de uso, implantação, treinamento e manutenção mensal, corretiva e implementativa em software e governo, nos módulos de contabilidade pública, orçamento público, controle e tesouraria, compras e controle de processos licitatórios, integração com o Tribunal de Contas, Cálculo e controle de dívidas do IPTU, Controle do patrimônio público e contratação direta, em atendimento as necessidades da Secretaria Municipal de Fazenda, pelo prazo de 90 dias. Antes de encerrar o contrato, no dia 28 de julho contratou o mesmo serviço, desta vez, por um prazo de 180 dias no valor de R$ 225.000,00. As duas contratações também tiveram outra situação em comum: foram feitas através de dispensa de licitação.

Nesta semana o JB questionará a prefeitura sobre a duplicidade na contratação deste serviço por mais de um mês e meio.

 

 

 

 

 

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