A era dos Prefeitos Selfies…


Por Redação JB Litoral Publicado 02/03/2018 às 16h46 Atualizado 15/02/2024 às 01h40

Por – Maximilian Santos – Folha Gente

Já faz tempo que uma das principais estratégias de marketing político é a selfie em redes sociais, em obras, eventos e, até mesmo, em situações que mostrem “solidariedade”. O prefeito tucano de São Paulo, João Doria, ficou marcado como destaque neste assunto, alguns momentos positivamente e outros, na maioria das vezes, negativamente! Teve selfie vestido de gari, andando de ônibus, comendo pastel, aquela tradicional foto abraçando crianças e idosos e, até, com camisas de diferentes times de futebol. A escola “doriana” tomou conta do Brasil e, hoje, o que mais vemos, são prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados com suas selfies na rede, acreditando que esta é a melhor forma de prestar conta para a população. Só esqueceram de um pequeno detalhe: a tendência na rede muda muito, mas muito rápido.

Sem dúvida nenhuma a presença na internet é importante. Mostra trabalho, flexibilidade e informação. Mas especialistas da área no mundo todo, os principais teóricos, já falam que o correto é ter um “certo” controle com isto, utilizando do bom senso. Rafael Greca em Curitiba é um exemplo deste excesso! Mesmo postando a cada minuto seus passos administrativos, com seus textos “porpurinados” e “poéticos”, muitas das vezes folclóricos, sua imagem na capital paranaense não anda nada boa! Recebe criticas frequentes em seus canais, mesmo bloqueando e banindo os comentários negativos (um grande erro), se mantendo com altos índices de desaprovação, pois o cidadão não percebe aquilo que está sendo postado na rede, no dia a dia nas ruas! Além disto adora atacar seus opositores políticos e fazer críticas para a gestão anterior. Aqui no litoral paranaense, não está muito diferente, não!

Antes de qualquer coisa, temos que lembrar que as redes sociais estão virando referência de descrédito. As fakenews e os embates criaram uma depreciação deste canal de informação. Quem quer ter informação segura, volta a buscar esta segurança em canais de comunicação mais específicos. Veja a Folha de São Paulo que, estrategicamente, seguindo a tendência mundial, reconsiderou replicar seu conteúdo no Facebook. Não só pelas mudanças que a rede social fez em seu algoritmo, mas para manter a credibilidade na informação e no conteúdo.

Há anos sabemos que asfalto é o serviço mais básico do básico em uma gestão pública. Não existe nada de novo e de eficiente nisto. Com o tanto de imposto que o cidadão paga, asfalto tinha que ser obrigação. Postar quase que diariamente a “fiscalização” e o “acompanhamento” de obras em asfalto, só passa uma imagem de pouco serviço, de uma gestão sem inovação e que faz mais do mesmo. O básico! Aquela velha estratégia de que asfalto traz votos, é um pensamento estratégico bem retrógrado. A era do imediatismo quer mais. Quer saúde, educação, saneamento básico (não é só deixar de cobrar taxa, tem que impor o saneamento), turismo, segurança e, além de tudo, proximidade nas ruas e POSTURA. Fazer selfie comendo alimentos simples, se fazendo de humilde, andando com um carrão de alto valor, comprando casa acima dos milhões, só fortalece o descrédito desta estratégia. Imagem é algo sério! Postura política também. Postar repetidamente o mesmo tipo de assunto com selfies, só passa a ideia de ineficiência.

A previsão é de que este ano o Facebook perca mais de 2 milhões de usuários. O principal motivo é a falta de credibilidade das informações que são postadas e alimentadas nesta rede. É bom que os políticos percebam isto, tenham mais senso em suas selfies e também procurem informar a população por meio de canais mais confiáveis e seguros! A era dos Prefeitos Selfies está acabando. João Doria e os principais nomes do marketing político começam a perceber isto! Zeca Pagodinho sabe bem. Já os nossos, por aqui, ainda precisam cuidar de certos riscos…