“A escola prepara cada criança para viver em sociedade”, diz vereadora


Por Publicado 15/03/2022 às 20h21 Atualizado 17/02/2024 às 03h56
educação, escola
Dia 15 de março é celebrado o Dia da Escola. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Paranaguá

Dia 15 de março é celebrado o Dia da Escola. Uma das instituições mais antigas e importantes da humanidade.

Em um período de avanço tecnológico e mudanças no formato de aprendizado devido à pandemia de Covid-19, o que causou o fechamento das instituições de ensino durante quase 2 anos e, ainda, transformou o aprendizado em um estilo diferente – em formato digital e mais focado na individualidade – a escola precisou garantir que a educação de crianças, adolescentes (e até adultos) se mantivesse no nível que o apresentado anteriormente.

Em Paranaguá, a Secretaria de Educação acompanhou de perto os índices estudantis e a presença dos alunos nas aulas remotas. E, em 2022, conseguiu retomar com normalidade a participação total dos estudantes nas classes.

Para a vereadora Vandecy Dutra (PP), representante da classe dos professores e ex-secretária de Educação, é no ambiente estudantil que os jovens aprendem como o mundo é, desde as diferenças entre cada indivíduo até a atuação como cidadão. “A Escola tem grande importância no papel de cada um. Ela é um espaço transmissor de valores que prepara cada uma das crianças para viver em sociedade”, comentou a parlamentar.

Para o diretor auxiliar do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, Marçal Lombardi, os benefícios que as escolas trazem são incalculáveis. “A escola é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das pessoas dentro de uma sociedade. Tudo o que nela se desenvolve ecoa nas ruas, nas praças, nas casas, nas famílias, no comércio, na industria”, diz.

Marçal também reforça que as próximas gerações terão um futuro mais justo e igualitário graças ao ambiente escolar e as orientações dadas aos estudantes. “A escola é, principalmente para as camadas mais carentes da população, fonte de saber e de promoção social. Ela impacta diretamente no futuro de qualquer sociedade”, complementa.

Opinião corroborada por Tirza Cunha Pires, diretora auxiliar do Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga. “As instituições de ensino agregam em si o futuro de uma nação. Nelas são formados os cidadãos críticos capazes de transformar realidades. É através da escola que se aprende a compartilhar conhecimentos e vislumbrar oportunidades na melhoria da qualidade de vida”, detalhou a diretora auxiliar.

A vereadora ainda reforça que o melhor espaço para uma criança e adolescente é sempre a instituição de ensino. “É na escola que é estimulado o pensamento crítico, a autonomia, a colaboração e cooperação entre indivíduos e a capacidade de tomada de decisões. A escola é mais que sala de aula, escola é espaço de afeto, vivência e emoção. Lugar que a mente enriquece, engrandecendo o coração, um local de esperança e de transformação”, completa Vandecy.

A reportagem procurou a Secretaria de Educação para se manifestar sobre dados das instituições de Paranaguá, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.