Abaline vence licitação e segue na administração do transporte marítimo para a ilha do Mel


Por Assessoria de Imprensa Publicado 21/09/2021 às 15h57 Atualizado 16/02/2024 às 13h56
Abaline

A Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline), participou na manhã desta terça-feira (21), da licitação que foi aberta para a escolha da empresa que irá administrar e explorar o terminal aquaviário de embarque e desembarque de passageiros, em Pontal do Sul e nos terminais de Nova Brasília e Encantadas na Ilha do Mel, em Paranaguá.

Travessia Ilha do Mel bilheteria tarifa
Tarifa de transporte disponibilizada na bilheteria da travessia. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

Segundo a prefeitura de Pontal do Paraná, o processo aconteceu nos termos do convênio 01/2021, firmado entre o estado do Paraná e o município de Pontal do Paraná, com interveniência do Instituto Água e Terra (IAT) e do município de Paranaguá, mediante a implantação de sistema de venda, gestão e controle de tickets para as empresas autorizadas pelo estado a operar o transporte aquaviário de passageiros, incluindo a prestação de serviço de manutenção, segurança, vigilância 24 horas, limpeza e fiscalização dos acessos no cais. O vencedor da licitação foi a empresa que já administra os terminais.

Após os trâmites da licitação, barqueiros e representantes do Território Nativo da Ilha do Mel se reuniram com o prefeito Rudão Gimenes, a vice-prefeita Patrícia Marcomini e do Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Gilberto Keserle.

Nativos e cidades
Reunião dos Nativos da Ilha do Mel com prefeito Rudão Gimenez. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná.

O prefeito posicionou-se a respeito da licitação. É muito importante ficar claro, que não haverá interferência alguma no transporte, a empresa detentora do transporte náutico dará continuidade ao trabalho que já faz e vocês darão continuidade à venda dos bilhetes como sempre ocorreu. A prefeitura sempre estará de portas abertas para recebê-los e ouvir suas reivindicações. Só queremos melhorar o transporte, e que o turista chegue já na Ilha do Mel com o seu ticket vendido. Para que saiam do terminal já com o seu com bilhete’.

Comoção popular deu resultado

Barqueiros, comerciantes e nativos da Ilha do Mel procuraram o JB Litoral na tarde desta segunda-feira (20), mostrando a indignação e a insatisfação diante da possibilidade de uma nova empresa assumir os trabalhos em plena temporada de verão que se aproxima. No final da tarde de ontem a Abaline, conseguiu se inscrever a tempo e conseguiu participar do processo licitatório que decretou.