Acidente envolvendo 4 caminhões mata motorista de Paranaguá


Por Diogo Monteiro Publicado 22/03/2022 às 17h02 Atualizado 17/02/2024 às 04h33

Um motorista de 42 anos morreu no início da tarde desta terça-feira (22) depois de bater em quatro caminhões no KM 39 da BR-277, na pista sentido Litoral na região de Morretes. Juliano Miranda da Silva era morador de Paranaguá e dirigia um caminhão de uma empresa de balanças industriais.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 13h15, as equipes foram acionadas para atender uma ocorrência de trânsito envolvendo quatro caminhões na descida da serra em Morretes. Assim que as equipes chegaram ao local do acidente, se depararam com os veículos parados sobre a pista. Para atender a vítima que estava presa nas ferragens foi pedido o apoio do Corpo de Bombeiros e do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que ao iniciarem os procedimentos de desencarceramento, constataram que o motorista não tinha mais seus sinais vitais, sendo assim, foi constatado o óbito do condutor.

Diante da situação, a Polícia Civil e a criminalística foram acionadas para que fosse realizada a perícia no local e, posteriormente, feita a remoção da vítima. Após os exames iniciais, o corpo foi liberado e encaminhado para a sede do Instituto Médico Legal (IML) de Paranaguá.

Caminhão desgovernado

De acordo com um dos motoristas envolvidos no acidente, o caminhão da empresa de balanças industriais seguia sentido Paranaguá em velocidade baixa e, logo após a antiga praça de pedágio, testemunhas relataram que o veículo ganhou velocidade e bateu na traseira de um caminhão tanque, e em seguida em uma carreta carregada com 32 toneladas de farelo de soja, por último, em um bitrem.

Pesos de meia tonelada e congestionamento

Juliano transportava no caminhão diversos pesos com 500kg cada peça, utilizada em balanças industriais e, devido as colisões, as peças que se soltaram do suporte e ficaram espalhadas pela pista. O peso do material pode ter interferido na velocidade do veículo, fazendo com que o motorista perdesse o controle da direção. Segundo a PRF a pista ficou bloqueada por três horas, ocasionando mais de 7 km de congestionamento. Após a vítima ser retirada do caminhão e os veículos serem removidos para o acostamento a pista foi parcialmente liberada.