Aeroporto de Paranaguá pode receber aviões com até 80 passageiros

A verba destinada à cidade pode variar entre R$ 12 e 18 milhões, dependendo da decisão sobre o local a ser construído o aeroporto

por Redação JB Litoral
28/10/2014 17:00 (Última atualização: 28/10/2014)

NULL

O Aeroporto de Paranaguá está mais próximo da realidade. O prefeito Edison Kersten recebeu, na manhã desta terça-feira (28), representantes da empresa Phenix Services, que vai ajudar o município na elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica do Aeroporto. Os secretários municipais de Governo, Roberto Ramos, de Planejamento, Rita Abe, e de Serviços Urbanos, Carlos André Griguc, acompanharam a reunião e discutiram detalhes técnicos necessários ao início dos trabalhos.

Quanto à localização, a Prefeitura esclarece que o Aeroporto de Paranaguá faz parte de um programa de reforma de aeroportos regionais, do Governo Federal. O projeto é gerenciado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Originalmente, a cidade foi contemplada com recursos para reforma do Aeroporto localizado no Aeroparque (área já explorada por uma empresa privada de aviação). A Prefeitura enviou os documentos necessários à SAC, juntamente com a proposta de mudança de local.

No desejo do prefeito Edison Kersten e de sua equipe, o aeroporto deveria ser instalado no Km 8 da PR-407, em área já reservada para este fim pelo Plano Diretor Municipal. O objetivo é deslocar o Aeroporto para PR-407 e revitalizar o Aeroparque. O projeto da revitalização está sendo executado pela Secretaria de Planejamento do município.

Os técnicos da empresa garantem que irão colaborar neste processo. “Iremos auxiliar o município no estudo de viabilidade, mostrando à SAC que o município tem potencial para um aeroporto maior, que precisaria ser instalado na PR-407, e não no Aeroparque. As informações prévias que temos demonstram potencial para um aeroporto para cargas e passageiros”, salientou o comandante Hammer, vice-presidente de Operações da Phenix, após a reunião, ressaltando a capacidade para receber aviões de grande porte.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

“O Aeroparque é uma área de lazer dos parnanguaras e já temos um estudo para revitalizarmos o espaço para incentivarmos o esporte, lazer e eventos”, destacou o prefeito. “Preferimos que o novo aeroporto seja em outra área, porque o Aeroparque é bastante nobre e um espaço prioritário para nossa administração”, confirmou o prefeito Edison.

De acordo com informações do Governo Federal, a verba destinada à cidade pode variar entre R$ 12 e 18 milhões, dependendo da decisão sobre o local a ser construído o aeroporto.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments