Agentes federais estão em Paranaguá para conhecer projeto da Nova Ferroeste


Por Publicado 10/09/2021 às 14h41 Atualizado 16/02/2024 às 12h54

Os diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), junto ao Ministério da Infraestrutura e ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), estão em Paranaguá (PR) para entender melhor como se dará o projeto da Nova Ferroeste. A equipe sobrevoou a descida da Serra do Mar até o porto de Paranaguá. A expectativa é que com o investimentos de aproximadamente 8,7 bilhões, a Ferroeste se tornará um importante corredor logístico.

Os funcionários da pasta da Infraestrutura estão analisando a criação de um novo traçado para a descida ao porto, a fim de aumentar a capacidade e a eficiência logística. Além disso, o grupo busca alternativas para interferências urbanas, com o objetivo de diminuir os impactos sociais.

Vista de cima da Ferroeste. Imagem: Divulgação.

Entre as propostas estão as passagens de níveis. Elas serão transformadas em passagens superior e inferior, para que a ferrovia não cause problemas à população e ao mesmo tempo não ocorra perda de eficiência da logística.

Em fase de estudos técnicos, a Nova Ferroeste vai ligar Maracaju (MS) a Cascavel (PR). Com 1.370 km de extensão e investimentos previstos na ordem de 8,7 bilhões, a Ferroeste se tornará um novo corredor de importação, exportação e movimentação de carga doméstica como grãos e containers, com relação direta na velocidade e planejamento das atividades portuárias.