AIFU apreende cigarros e contrabandos durante fiscalizações em Guaratuba


Por Redação JB Litoral Publicado 25/11/2020 Atualizado 15/02/2024

A Polícia Militar divulgou, na segunda-feira, 23, os resultados da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) que desencadeou diversas fiscalizações na cidade de Guaratuba, as quais resultaram na apreensão de cigarros e produtos contrabandeados. As ações aconteceram na sexta-feira (20/11) e no sábado (21/11) e tem como objetivo adequar o comércio para a Operação Verão 2020/2021.

De acordo com as informações repassadas pela AIFU, 17 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados para verificar denúncias de aglomerações, documentações, armazenamento de alimentos, prazos de validade e depósito das mercadorias. Ao todo, foram apreendidos 1.259 essências de narguilé, 607 maços de cigarros e 329 produtos contrabandeados, sendo estes vaper, isqueiros e ponteiras de vaper.

Segundo a Coordenadora Operacional da Aifu, tenente Elaine Melere, este trabalho faz parte do enfrentamento da Covid-19 e também da adequação do Litoral do estado para a temporada de verão. “Como nesse período o fluxo de consumidores tende a aumentar, a Aifu foi até o Litoral, em apoio ao 9º BPM e em conjunto com outros órgãos, e conseguiu verificar diversos tipos de estabelecimentos, até mesmo aqueles que abriram visando a temporada de verão”.

As equipes também apreenderam 185 fogos de artifícios que estavam armazenados sem o licenciamento adequado, conforme o Artigo 253 do Código Penal Brasileiro. Também foram apreendidos dois conjuntos de som, uma máquina e 49 cartelas de jogos de azar. Três estabelecimentos comerciais foram fechados e 46 autuações foram aplicadas durante os dois dias de fiscalização.

“Em Guaratuba a Vigilância Sanitária verificou as situações de aglomerações, com base no Decreto vigente daquele município e fez as orientações necessárias”, explicou a tenente Melere. Participaram das ações da Aifu a Rotam do 9º BPM, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Fiscalização, a Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, o Conselho Tutelar e agentes da Segurança Pública Municipal.