Alunos da Rede Municipal de Ensino recebem atendimento odontológico

por Luiza Rampelotti
03/03/2020 09:44 (Última atualização: 03/03/2020)

O veículo adaptado para o atendimento odontológico foi adquirido pela prefeitura em outubro do ano passado, pelo valor de R$ 228 mil.

Os mais de 17 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá estão recebendo conscientização sobre saúde bucal e cuidados odontológicos. O Odontomóvel, uma van adaptada, percorre as escolas realizando ação coletiva de bochecho fluorado e de exame bucal nas crianças. O objetivo é verificar o índice de dentes cariados, perdidos e obturados, além da finalidade epidemiológica.

Nesta quarta-feira (04), os estudantes atendidos são os da Escola Municipal Iná Xavier Zacharias, na Vila do Povo. A Escola Municipal Berta Rodrigues Elias, no Bairro Emboguaçu, recebe o Odontomóvel, nos dias 11, 18 e 25 de março.

Alunos da Rede Municipal de Ensino recebem atendimento odontológico 1
Atendimento leva ação coletiva de bochecho fluorado e exame bucal às crianças. (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

A Coordenadora de Odontologia, Nathalia Gomes Feriato Ferreira, explica que a Escola Iná Xavier já havia recebido a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Carlos Gomes em fevereiro (19). “No dia, participaram da avaliação epidemiológica 72 alunos. Já o bochecho fluorado foi feito por 183 crianças. Na quarta-feira, nós retornaremos à escola para dar continuidade e finalizar o índice de dentes cariados, perdidos e obturados”, diz. 

A ação é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Educação e Ensino Integral (Semedi), a qual leva até os estabelecimentos de ensino, junto à equipe da Semsa, os cirurgiões dentistas Maria Salette de Almeida e Carlos Muller Junior.

Nathalia explica a importância do projeto para a saúde bucal das crianças da cidade. “O Odontomóvel é uma ferramenta importante para esse trabalho nas escolas, pois nos possibilita visitar os ambientes e levar conscientização e exames para a comunidade”, afirma.

Atendimento móvel à população

O veículo adaptado para o atendimento odontológico foi adquirido pela prefeitura em outubro do ano passado, pelo valor de R$ 228 mil. A van tem o objetivo de percorrer bairros onde não há UBS, incluindo a região das colônias e áreas rurais, e também escolas, beneficiando os milhares de alunos da rede municipal.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Além disso, o Odontomóvel deve levar atendimento básico à população, igual ao que é oferecido nas unidades básicas que contam com o departamento odontológico, com profilaxia, raspagem de tártaro, restaurações, aberturas, selamentos provisórios e aplicação de flúor.

A secretária de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, comemora os recentes atendimentos do veículo. “Ele veio para auxiliar aquelas pessoas que não têm atendimento em uma unidade, que vivem em áreas mais remotas de nossa cidade e também os estudantes. O objetivo é fazer um trabalho preventivo, verificar como está a saúde bucal das crianças. A saúde começa pela boca”, comenta.

A importância da saúde bucal

De acordo com o Dentista Sidnei Goldmann, a saúde bucal reflete diretamente na saúde geral. “Essa frase resume a importância dos dentes”, diz. Ele explica que, por exemplo, os dentes tortos ou mal posicionados podem provocar dificuldade para mastigar e engolir os alimentos, alterar a fala e dicção, favorecer a respiração pela boca e, consequentemente, gerar falta de saliva, além de serem mais suscetíveis às cáries e comprometerem a autoestima.

Além do que, a cárie é uma das doenças mais comuns entre as crianças. Por isso, é importante ensiná-las desde cedo a cuidar da saúde bucal. A recomendação do Ministério da Saúde é que a higiene bucal do bebê deve começar a partir do nascimento do primeiro dente, com fralda de pano ou gaze limpa, ou com uma escova de dente umedecida em água filtrada ou fervida, com a finalidade de estabelecer, desde cedo, o hábito da higienização.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá.