Alunos da Rede Municipal de Ensino recebem kit de materiais escolares em Paranaguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 18/02/2022 Atualizado 17/02/2024

As aulas retornaram para os mais de 14 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Paranaguá. Desde segunda-feira (7), eles voltaram de forma presencial para as escolas que atendem de meio período no município. O Ensino Integral ainda não retornou e as matrículas serão abertas em março.

Para garantir um retorno escolar mais tranquilo a todos, o prefeito Marcelo Roque (Podemos) entregou, na quarta-feira (9), os kits escolares para os estudantes. Foram mais de R$ 2 milhões investidos na aquisição de materiais da melhor qualidade, segundo a prefeitura, que incluem: cadernos de português, matemática e desenho; lápis de cor e canetinha da Faber-Castell; cola colorida e branca; giz de cera e tinta guache da marca Acrilex; lápis, caneta, régua, tesoura e outros objetos.

A primeira escola a receber os kits foi a Nayá Castilho, no Parque São João, que possui 343 alunos matriculados. A diretora Oneide Martins de Lima destacou a importância deste benefício. “Ficamos muito alegres, porque são materiais de qualidade que garantem um ensino mais igualitário para todos. Nossos estudantes são muito carentes e, desde antes da volta às aulas, os pais já estavam perguntando sobre o kit. Para não perdermos tempo, já comecei a distribuir os conjuntos tão logo os recebemos, porque as crianças vieram simplesmente sem nada para a escola”, disse.

A mãe Evelyn Cristina de Lima Souza, que tem um filho matriculado no 5º ano da escola, também comemorou a entrega: “É muito importante, porque muitas crianças não têm a possibilidade de ter um material de boa qualidade e, com essa ação, todos ficam com os produtos iguais, pois às vezes, um amiguinho tem uma canetinha um pouco melhor e os outros ficam olhando. Com o kit não existe desigualdade”.

Além disso, ela também enfatizou sobre o alívio financeiro promovido aos pais. “Material escolar é muito caro, além de uniforme, tênis etc. E tudo isso a gente está ganhando. Então, existe um alívio para o bolso dos pais, que podem investir esse valor em outras coisas importantes e necessárias para a casa e para as crianças”, disse.

Educação é prioridade

Desde o início da atual gestão municipal, em 2016, Marcelo Roque definiu a educação como uma prioridade. Desta forma, passou a investir na disponibilização gratuita de mochilas e estojos escolares; uniforme completo, incluindo sandália, tênis, meias e capa de chuva. O necessário para o ano letivo de todos os alunos.

Além disso, também deu início a uma série de ampliações, reformas e revitalizações de escolas. Inclusive, na semana passada, entregou duas escolas reestruturadas. “Nesta semana, tivemos uma minimaratona da educação, com a entrega da reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Milena Bonfim, no dia 7, da reforma e ampliação da Escola Maria Trindade, localizada na Colônia Santa Rita no dia 8, e a entrega dos kits escolares, no dia 9”, ressaltou.

Vale destacar que o investimento com os kits escolares atenderá, também, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as entidades educacionais filantrópicas, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Bom Menino, Dr. Leocádio, Nydia Moreira Garcês, Nossa Senhora do Rosário, Perseverança e Rainha da Paz. “Esses kits contribuem muito na aprendizagem dos nossos pequenos. Só tenho a agradecer toda a equipe da secretaria municipal de Educação e Ensino Integral – Semedi – por todo o comprometimento”, disse a secretária de Educação, Tenile Cibele do Rocio Xavier.