“Ambulâncias e ambulanchas sucateadas deixam Guaraqueçaba em situação complicada” diz secretário de Saúde

por Jéssica Fernandes
18/03/2021 15:43 (Última atualização: 3 dias atrás)

A saúde de Guaraqueçaba passa por um momento crítico, além da pandemia da Covid-19, a falta de ambulâncias para atender as comunidades rurais é um grande problema neste momento, segundo o secretário de Saúde do município, Alcendino Ferreira Barbosa, o Thuca da Saúde.

Em entrevista ao JB Litoral, o secretário destacou que o município possui quatro ambulâncias, mas apenas uma está em condições de uso. “As outras três ambulâncias foram deixadas sucateadas pela gestão anterior. Uma será necessário refazer todo o motor e as demais precisam de reparos, tais como: suspensão, elétrica, lâmpadas”.

De acordo com Thuca da Saúde, a única que está em atendimento é da região de Tagaçaba. “Estamos tendo que priorizar os casos mais urgentes, pois não temos como atender todo o município. Nesses últimos dias tivemos chamados de casos de Covid-19 e atendimentos na madrugada em três localidades. Infelizmente, não tivemos como prestar o socorro. As pessoas estão indo ao hospital por conta própria”, disse.

  • "Ambulâncias e ambulanchas sucateadas deixam Guaraqueçaba em situação complicada" diz secretário de Saúde 1
  • "Ambulâncias e ambulanchas sucateadas deixam Guaraqueçaba em situação complicada" diz secretário de Saúde 2
  • "Ambulâncias e ambulanchas sucateadas deixam Guaraqueçaba em situação complicada" diz secretário de Saúde 3
  • "Ambulâncias e ambulanchas sucateadas deixam Guaraqueçaba em situação complicada" diz secretário de Saúde 4
  • "Ambulâncias e ambulanchas sucateadas deixam Guaraqueçaba em situação complicada" diz secretário de Saúde 5
  • "Ambulâncias e ambulanchas sucateadas deixam Guaraqueçaba em situação complicada" diz secretário de Saúde 6
  • "Ambulâncias e ambulanchas sucateadas deixam Guaraqueçaba em situação complicada" diz secretário de Saúde 7

A atual gestão assumiu no início deste ano e o secretário ressalta que não está fácil trabalhar com os equipamentos detonados. “A situação está bem crítica. Além da falta das ambulâncias, estamos com três ambulanchas na área marítima para atender 19 ilhas”.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

As ambulanchas são viaturas aquáticas equipadas especialmente para atender e transportar enfermos e feridos, fundamental para os moradores nas ilhas. “Temos noves barcos parados, sem condições de uso”, contou Thuca da Saúde.

ambulâncias
Foto: Secretaria de Saúde

Neste primeiro momento, o objetivo do secretário de Saúde é trabalhar com quatro veículos terrestre, duas em Tagaçaba; uma em Serra Negra e uma na sede para dar suporte a Unidade de Saúde e ao Hospital de Guaraqueçaba. “Estamos trabalhando incansavelmente para oferecer uma saúde de qualidade aos Guaraqueçabanos e acabar com esse problema nos transportes terrestre e aquático, já conseguimos uma vez. Se Deus quiser, vamos conseguir novamente”, completou.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments