Ambulatório de Saúde Mental recebe o nome do Riso, 1ª vítima de Covid-19 em Paranaguá


Por Diogo Monteiro Publicado 16/05/2022 Atualizado 17/02/2024

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação de Atenção à Saúde (FASP), inaugurou, nesta segunda-feira (16), as instalações do Ambulatório de Saúde Mental “Risolado Severino de Moura”, que homenageia o comerciante Riso, proprietário do Riso Lanches, e que morreu após apresentar complicações decorrentes da Covid-19.

A partir de agora, os pacientes poderão receber atendimento psicológico em um espaço moderno, amplo e bem localizado, isso porque a nova sede do Ambulatório de Saúde Mental fica na rua Princesa Izabel, n°301, no Centro Histórico, ao lado da antiga quadra da Smash.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, o espaço servirá para atendimentos aos moradores que foram afetados diretamente pela pandemia e até hoje não tiveram a saúde mental restabelecida. “Hoje nós abrimos o ambulatório para ampliar o nosso atendimento e tratamento aos pacientes que precisam cuidar da sua saúde mental. A pandemia fez muitas vítimas e deixou muitas sequelas nas famílias, tanto naquelas que perderam um ente querido e até naquelas que nem sequer contaminadas foram, mas sofreram com o isolamento social, que afetou diretamente o dia a dia da população“, destacou a secretária.

Para utilizar o serviço, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para que o agendamento seja feito de forma direta. A secretária afirmou que no Ambulatório não serão feitos agendamentos, focando diretamente no atendimento. “Quem precisar do atendimento, terá que ir até a unidade básica de referência mais próxima de sua casa. Pelas UBS’s serão feitos os agendamentos e, na sequência, os pacientes serão direcionados aqui para o ambulatório”, destacou.

Everllin Guiguer, diretora geral da FASP, destacou o empenho da sua equipe para assumir a administração do Ambulatório de Saúde Mental. “A nossa equipe está pronta para atender toda a demanda, que acabou ficando reprimida e que cresceu desde o início da pandemia. Em breve, receberemos um médico especialista de São Paulo, que fará parte do nosso time para dar o atendimento necessário e de qualidade aos pacientes”, afirmou a diretora.

Homenagem ao Riso

O prefeito Marcelo Roque (PODE) também participou do evento, marcando a inauguração do ambulatório que leva o nome do empresário Risoaldo Severino de Moura. “É fundamental que o município tenha um dispositivo amplo, moderno e centralizado para atender a população que sofreu muito com a pandemia do coronavírus. Hoje pudemos homenagear um amigo, uma pessoa querida por todos que foi o Riso. Recebemos de braços abertos a família dele, como ele sempre nos recebeu em sua lanchonete e, hoje, prestamos essa homenagem a uma pessoa que marcou a nossa cidade, nos deixando repentinamente após ser contaminado por essa doença”, disse Marcelo.

Familiares participaram da homenagem ao Riso, falecido em abril de 2020. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

Camila Moura Bernardes, filha de Risoaldo, representou a família e contou como foi passar por todo esse período após a morte de seu pai. “Meu pai amava muito essa cidade e nada tira nossa a dor, mas ver o tanto que ele foi amado conforta nosso coração. Ele ter seu nome eternizado em um ambulatório de saúde mental é uma homenagem que cabe muito, pois nós soubemos muito bem o que foi isso, ter a saúde mental abalada. Não nos despedimos e vimos ele entrar no hospital e não sair; o nosso luto foi muito angustiante. Hoje ele recebe esse presente, que nos conforta nesse momento que ainda é de muita dor para todos nós”, disse Camila.