Antonina comemora 221 anos de emancipação política nesta terça-feira


Por Redação JB Litoral Publicado 06/11/2018 Atualizado 15/02/2024
antonina-comemora-221-anos-de-emancipacao-politica-nesta-terca-feira

Nesta terça-feira (06), a cidade histórica de Antonina completa 221 anos de emancipação política. Sua história começou com a construção da Capela Nossa Senhora do Pilar da Graciosa, em 1714, e ficou conhecida simplesmente como freguesia da Capela, por isto seus habitantes são conhecidos como capelistas. O município passou a ser chamado de Antonina apenas em 06 de novembro de 1797, em homenagem ao príncipe Dom Antônio, de Portugal.

As comemorações iniciaram na sexta-feira (02) e seguem até sábado (10), trazendo diversas atrações e entretenimento ao público. “É uma programação bem extensa, que começou com exposições de fotografias, feira de artesanato e a indústria expondo seus produtos. Também tem o Vale do Gigante, que é mais um atrativo turístico da cidade, a Casa do Barreado, espaços gastronômicos, palco com música ao vivo, entre outros”, explica o Secretário de Turismo e Cultura, Thiago Afonso Souza.

Além da extraordinária beleza natural, composta por praias, rios e montanhas, a cidade ainda possui traços da história em seu calçamento de pedras e nas suas ruínas, as quais enriquecem seu patrimônio. Antonina oferece diversos atrativos turísticos para seus moradores e turistas.
 

Da Igreja Matriz é possível observar a baía de Antonina. Foto –  Ivan Ivanovick

Pontos Turísticos

A “Prainha”, que se localiza no Bairro de Itapema, é muito visitada nos dias de sol. Com aproximadamente 200 metros de comprimento e 10 metros de largura, possui águas claras e rasas, área de lazer, lanchonete e ancoradouros para barcos pequenos.
 

Prainha é um dos locais para banho. Foto – Pedro Mathias-Arq Pessoal

PRAINHA

A “Ponta da Pita”, no Bairro Itapema, possui uma formação rochosa que avança dentro da baía e é a atração mais famosa da cidade. É um agradável local de lazer, onde a população se reúne para banhos, pescarias e piqueniques. De acordo com Thiago Afonso, o local passou recentemente por uma revitalização, que ainda não está concluída. “Ficou uma obra muito bonita. Agora temos vários bancos para os turistas e população. Convidamos a todos para virem curtir um pouquinho da Ponta da Pita”, disse em entrevista para a imprensa da Capital.
 

A Ponta da Pita é a atração mais famosa da cidade. Foto – AEN

A “Igreja Matriz Nossa Senhora de Pilar”, fundada em 1714, abrilhanta ainda mais o centro de Antonina. Localizada no ponto mais alto da cidade, na Praça Coronel Macedo, dela é possível observar a baía, montanhas e parte de Paranaguá.

Estes são apenas alguns dos pontos turísticos oferecidos pela aconchegante cidade, que tem ainda muitos locais históricos para serem explorados, como por exemplo a Fonte da Carioca, que abasteceu o município de água de 1867 a 1930; e a Fonte da Laranjeira, que conta com caminhos de paralelepípedos em meio à densa vegetação.

Luto no Aniversário

Pouco antes das comemorações de aniversário, Antonina perdeu um dos seus principais representantes. O Rei Momo Airton Alves de Araújo, de 54 anos, o qual comandava o carnaval da cidade desde 1998, e faleceu na tarde de segunda-feira, dia 29.
 

Luto no aniversário, Rei Momo faleceu após um enfarto fulminante Foto – Divulgação

Airton, que fazia parte da Escola de Samba Filhos da Capela, era funcionário público municipal e trabalhava como Técnico em Radiologia no Hospital Doutor Silvio Bitencourt de Linhares.

O carnaval do município, considerado o melhor do Paraná, perde muito com a partida repentina de Airtinho, como era chamado carinhosamente pelos amigos e familiares.

Programação

Exposição de Fotografias Antigas –

Local: Garagem Municipal (ao lado do Teatro)

Até o dia 6 de novembro, das 10h às 22h

Exposição de Pinturas de artistas antoninenses –

Local: Sede ADEMADAN (Praça Cel. Macedo)

Até o dia 6 de novembro das 10h às 22h

Exposição de Fotografias de antoninenses –

Local: Sede do Arquivo Público Municipal (em frente à Caixa Econômica Federal)

Até o dia 6 de novembro das 10h às 22h

Feira do artesanato, Indústria de Antonina, Casa do Barreado (com degustação), palco e música

Local: Praça Coronel Macedo

Até o dia 6 de novembro das 10h às 22h

Dia 06/11/2018 às 20h –

Evento Infantil – Igreja O Brasil Para Cristo

 

Dia 07/11/2018 às 20h –

Antonina Vem Dançar comigo – Teatro Municipal

 

Dia 08/11/2018 às 20h – Louvor – Igreja Metodista

Palavra – Pr Jeferson – IPI Batel

Louvor – Jhonatan Shalom (lançamento do CD My Heart)

 

Dia 09/11/2018 às 20h Louvor 2ª Igreja Batista de Antonina

Palavra – Prª Terezinha – Primeira Igreja Batista de Antonina

Louvor – Igreja Batista Vida

 

Dia 10/11/2018 18h Marcha para Jesus (saída em frente à escola Braços aberto)

20h Louvor – Igreja Videira em Antonina

Palavra Pr Moacir – 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular

Louvor – Emerson Franco e banda