No próximo sábado (19), às 15h, a cidade de Antonina realizará o Clean- Up Day, evento educacional e informativo de preservação dos oceanos. Organizadas pelos Escoteiros do Mar, Marinha do Brasil, Prefeitura, Ademadan e Clube Naútico, as atividades serão divididas em quatro etapas, as quais acontecerão em diversos pontos do município.
“A ação contará com quatro bases de atividades: base 1: em terra, no Trapiche Público; base 2, em terra, na Ponta da Pita; base 3: um passeio ecológico de barco saindo do Trapiche Público até o sambaqui da Ilha do Corisco; e base 4: uma navegação à Vela e canoagem saindo da Ponta da Pita até a Feira-Mar”, diz o presidente do Grupo Escoteiro do Mar de Antonina, João Basilio Pereima.
Os participantes que estiverem “em terra” poderão assistir vídeos e terão acesso a informações sobre preservação da Baía e manguezais da localidade. De acordo com a organização do evento, 30 bilhetes serão distribuídos para os dois passeios de barco ecológicos.
Conforme Basilio, as gincanas serão ao ar livre, mas todos os protocolos de saúde serão tomados e observados. Nos estandes, o uso de máscaras e álcool em gel será obrigatório.
Ação em todo o país
A União Escoteiros do Brasil (UEB), a Marinha do Brasil e o Instituto Aqualung promovem o trabalho de limpeza dos oceanos, em todo o Brasil, desde o dia 14 de setembro. O projeto surgiu devido à poluição dos oceanos, a qual, segundo especialistas, influencia no desenvolvimento da fauna marinha; e, também, por conta de as águas serem as reguladoras da temperatura global e da agricultura mundial.