Antonina terá festival de música com orquestras de todo o Brasil


Por Marinna Prota Publicado 05/11/2021 Atualizado 16/02/2024

De 8 a 13 de novembro, a cidade de Antonina recebe o IV Festival da Orquestra Jovem Alegro, reunindo músicos de várias partes do país. No evento, estão previstos cinco concertos de música de câmara, um sinfônico e a presença do quinteto residente da orquestra São Paulo Chamber Soloists. As apresentações devem acontecer nas escadarias do Hotel Camboa de Antonina, às 19 horas.

Segundo o fundador e presidente da Alegro, o músico britânico Edward Matkin, o número de inscritos para participar do festival foi superado este ano. “Nessa edição, tivemos um número recorde de inscrições e todas de altíssimo nível. Estamos muito empolgados. O evento promete muita música, aprendizagem, novos amigos e grandes emoções”, revela Matkin. Promovido pela Associação Musical Alegro, o evento conta com o apoio da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.

Durante a semana, a cidade recebe cerca de 60 jovens músicos vindos de sete estados que se apresentam gratuitamente em diferentes locais. O encerramento do festival vai ser no dia 12 de novembro (sexta-feira), com o Grande Concerto, às 19h, nas ruínas da cidade.

Sobre o festival

A Orquestra Jovem Alegro (OJA), destinada a músicos de até 29 anos, se propõe a ser um espaço de formação de alto nível profissional. A Alegro foi criada por Edward Matkin para fomentar o desenvolvimento de um sistema de orquestras jovens no Paraná. São seis núcleos de ensino que proporcionam acesso à educação musical para mais de 450 crianças em diversos tipos de vulnerabilidades sociais que, de outra forma, não teriam esta oportunidade.

A Alegro está presente em Antonina e Paranaguá, além de Curitiba, e outras cidades da região metropolitana. A Filarmônica Antoninense tem o seu projeto apoiado e proporciona aos alunos a oportunidade de estudar um instrumento e encontrar na música um suporte para os desafios do cotidiano e um caminho para o futuro.

“Acreditamos que a música erudita é para todos. Por isso, investimos na formação e no desenvolvimento musical e artístico de crianças e jovens dos projetos que apoiamos. A excelência musical do concerto da OJA em novembro é fundamental para nossa estratégia de inspirar nossos jovens aprendizes e mostrar para eles que, com muita disciplina, esforço e trabalho é possível alcançar momentos sublimes por meio da música”, conclui Matkin.

Com informações da ASCOM