Anunciada em 2014 pelo Governo do Estado Delegacia Cidadã ficou na promessa

por Redação JB Litoral
02/12/2016 08:56 (Última atualização: 02/12/2016)

NULL

Anunciada em outubro de 2014 pelo Governo do Paraná, a Delegacia Cidadã, um prédio que desativaria a 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá, livrando a área central do atual presídio, após dois anos ainda não saiu do papel. A necessidade de uma nova delegacia é cobrada há anos pelo Poder Público Municipal, e a recente fuga de três presos, reforçou o apelo ao Governador Beto Richa (PSDB) para investir em um prédio novo.

Questionada sobre o atual andamento do projeto da Delegacia Cidadã, a assessoria do governo estadual não respondeu ao JB, o qual acompanha desde o início a “saga” em torno da construção da concretização desta promessa feita pelo governador.

Iniciada com a previsão de construção numa área pública localizada no Bairro do Bockmann teve sua continuidade frustrada por conta de um protesto dos moradores da região. Com isto, o Prefeito Edison de Oliveira Kersten (PMDB) designou um espaço no Aeroparque, numa área anexa ao 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Superada a “novela” da escolha do terreno e cessão por parte do município, o Governo do Estado anunciou a empresa Luna Kawerna Engenharia e Construção como vencedora do processo licitatório para execução do projeto em outubro de 2014. Porém, até o momento nada foi apresentado. A área total da construção será de 1.630,99 metros quadrados, divididos em três pavimentos. O custo aproximado da execução será de R$ 4,5 milhões.

No mesmo ano de 2014, o Prefeito Kersten chegou a comemorar o avanço no processo da construção do prédio. Na oportunidade o Deputado Estadual Artagão Júnior, hoje secretário estadual de Justiça, também repercutiu o anúncio da obra que até hoje não saiu do papel.
 

“O Prefeito Edison nos pediu e, como representante do município na Assembleia do Estado, fomos atrás do processo, cobrando agilidade em seu andamento”, disse Artagão Junior.
 

Em março de 2015, o prazo disposto de 120 dias para a empresa desenvolver os projetos arquitetônicos e complementares na construção da Delegacia Cidadã Padrão II pelo custo de R$ 39 mil venceu. Entretanto, após a entrega do projeto, o Governo faria nova licitação para contratação da empresa e a mesma executar a obra, mas nada se sabe a respeito de qual estágio se encontra atualmente.

 

Delegacias Cidadãs são inauguradas

 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Entre 2014 e 2016, o Governo do Estado inaugurou algumas Delegacias Cidadãs no Paraná. Em maio deste ano, por exemplo, a Polícia Civil abriu suas portas em uma nova delegacia no Município de Barracão, no sudoeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon, no oeste paranaense, também inaugurou sua Delegacia Cidadã no final de 2014. Outros municípios paranaenses também estão com obras em andamento ou licitações avançadas para construção da Delegacia em questão, porém, o litoral paranaense encontra-se esquecido pela gestão Richa.

Em março de 2015 o Ex-secretário Estadual de Segurança, Deputado Federal Fernando Francischini (SD), anunciou a construção de uma Delegacia Cidadã em outro município litorâneo: Matinhos. Apesar do anúncio, o resultado obtido em Matinhos foi o mesmo que em Paranaguá: descumprimento da promessa e nova delegacia somente no papel.

A reportagem do JB entrou em contato com o Governo do Estado para apurar se o projeto para a Delegacia Cidadã de Paranaguá ainda existe, bem como se as obras irão um dia se concretizar, no entanto não obteve resposta até o fechamento desta edição.

 

*Com informações do Correio do Litoral e AEN -Foto: AEN

 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments