Após 8 anos, área esportiva de Paranaguá tem novo gestor

por Redação JB Litoral
04/02/2021 18:02 (Última atualização: 1 mês atrás)

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos), anunciou na sexta-feira, 29, que Darlan Janes Macedo Silva não é mais o titular da Secretaria Municipal de Esportes (Sespor) e que Helton Pereira Ambrósio (38) assume a pasta, a partir deste ano.

Darlan comandou a área esportiva do município por oito anos, três no cargo de presidente da Fundação Municipal de Esporte (Fundesportes) e cinco como secretário municipal.

Segundo a prefeitura, em sua gestão foram implantados importantes projetos – Bolsa Atleta, Meu Campinho, Reforma do Complexo Esportivo, nova Arena Albertina Salmon, novo Ginásio no Jardim Esperança, reforma da Pista de Skate, academias ao ar livre –, além do apoio a programas esportivos oferecidos à população.

Marcelo Roque agradeceu o ex-secretário pelo trabalho exercido nos últimos anos. “Tudo foi executado com competência e compromisso com os atletas da nossa cidade. O meu muito obrigado ao Darlan pela sua dedicação”, disse o prefeito.

Quem é o novo secretário

A partir de agora, a gestão pública do esporte está sob a responsabilidade de Helton Ambrósio, que deixa a esfera estadual, onde atuava, desde 2019, na empresa pública Portos do Paraná, na função de assessor da Diretoria de Desenvolvimento Empresarial (DIREMP).

Cursando Gestão Pública e formado como oficial de arbitragem pela Federação Paranaense de Futsal, ele é presidente da Federação e atua na direção de árbitros estadual, na mesma organização.

Helton começou na área esportiva em 2003 e era atleta de futebol de salão de Paranaguá. Já atuou na preparação de goleiros, gerente de futebol e administrativo no Rio Branco Sport Club, time que representa o litoral no Campeonato Paranaense.

Além disso, em seu currículo consta que ele atua, desde 2015, na presidência da Copa Popular, segundo ele, onde acontecem os principais eventos de futebol 7 do litoral.

Na gestão da Secretaria de Esportes neste ano, de acordo com a Lei Municipal nº 3.982/2020, sancionada pelo prefeito e que definiu o orçamento para 2021, Helton administrará pouco mais de R$ 3 milhões (R$ 3.296.000,00), segundo o artigo 3º, inciso I.

Em entrevista ao JB Litoral, o secretário ressaltou que a sua principal bandeira é a descentralização do esporte. “Temos vários projetos. Estamos estudando e ajustando as coisas para ver o que podemos fazer. Já estamos realizando várias parcerias com associações de projetos sociais, pois a nossa principal bandeira é a descentralização do esporte. Queremos levar o máximo da Secretaria para os bairros da cidade. Precisamos fazer com que todos sejam contemplados com o esporte, lazer e tudo o que possamos oferecer. Faremos com que as pessoas participem mais”, disse Helton.

Segundo o novo secretário, o esporte é uma ferramenta para a transformação social. “Com a mesma determinação e foco, vamos dar continuidade ao trabalho e contribuir com o nosso município”, finalizou.

Lei Municipal nº 3.982/2020 da Prefeitura

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments