Após chuvas, mutirão de combate à dengue volta a ser realizado em Paranaguá


Por Diogo Monteiro Publicado 10/06/2022 às 16h21 Atualizado 17/02/2024 às 10h24

Dando continuidade às ações de combate à dengue, em Paranaguá, as equipes de endemias realizaram, na manhã desta sexta-feira (10), mais um mutirão de conscientização com o intuito de eliminar possíveis focos e criadouros da larva do mosquito Aedes aegipty. Após ser cancelada duas vezes por conta das condições climáticas, a atividade foi executada no bairro Vila Garcia, e contou com o apoio das secretarias de Obras e Meio Ambiente. Durante o dia, foram feitas as remoções dos entulhos encontrados pelos agentes no decorrer da visita ao bairro.

O supervisor de equipe da secretaria municipal de Saúde, Thiago Batista, dividiu os grupos e coordenou os trabalhos de remoção dos entulhos. Segundo ele, o período de chuvas dificultou a ação em campo e fez com que as remoções fossem redobradas durante o dia. “Infelizmente a chuva atrapalhou o nosso trabalho nas últimas semanas, mas agora, com essa trégua no tempo, conseguimos. Visitamos as casas e recolhemos muitos entulhos neste bairro. Como falamos em outros mutirões, a população precisa fazer a sua parte, evitando que a água fique parada em tampinhas; desde as tampas pequenas até as caixas d’água, para que o mosquito não deposite seus ovos e, assim, criando ainda mais mosquitos transmissores da dengue”, ressaltou.

De acordo com o supervisor, nos dois últimos mutirões que foram feitos nos bairros Comerciários, Cominese, Ouro Fino, Jardim Esperança e Vale do Sol, foram retiradas mais de 26 caçambas de entulhos jogados em terrenos baldios. “Esse número chama a atenção porque, na maioria dos entulhos, encontramos o lixo doméstico depositado de forma irregular. Isso prejudica a saúde de muitas famílias que moram ao redor. Em muitos dos casos, não são moradores da região que jogam o lixo nos locais, o que agrava ainda mais a situação”, disse Thiago.

Além do trabalho de orientação e remoção dos criadouros, uma equipe passa pela rua aplicando inseticida com a bomba costal. Segundo ele, essa é uma outra forma de prevenção, quando o mosquito alado é eliminado pelo produto. “A nossa equipe está diariamente pelas ruas da cidade realizando a aplicação do veneno com a bomba costal. Esse trabalho é feito em parceria com Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que nos passa o relatório de casos positivados e suspeitos. Nos bairros mais afetados e, num raio de 300 metros, nossa equipe faz uma varredura a fim de diminuir o número de mosquitos naquela área em alerta”, finalizou.

O mutirão de combate à dengue e eliminação de criadouros do Aedes aegypti ocorrerá todas as quintas-feiras. Somente os moradores dos bairros divulgados pela prefeitura, e que receberão a ação, podem descartar entulhos e objetos para serem retirados pela equipe.

Confira a entrevista do supervisor de equipe Thiago Batista ao JB Litoral.

https://www.facebook.com/watch/live/?extid=NS-UNK-UNK-UNK-IOS_GK0T-GK1C&ref=watch_permalink&v=2134077806773441