Após queda de veículos em canal de drenagem, prefeitura de Pontal realiza o alargamento de travessa no Jd. Canadá


Por Luiza Rampelotti Publicado 14/04/2022 às 11h38 Atualizado 17/02/2024 às 06h20

Moradores do Jardim Jacarandá e Jardim Canadá, em Pontal do Paraná, relatam que, nos últimos anos, vários acidentes com veículos de passeio e caminhões caindo dentro do canal de drenagem da avenida Copacabana, divisa entre os bairros, aconteceram. Segundo eles, a passagem era muito estreita e, com isso, os carros que vinham da rua dos Adventistas não venciam fazer a curva para entrar na avenida.

Por isso, o vereador Paulo Parada, que também mora na região, passou a cobrar do Poder Executivo o alargamento da travessa, com o objetivo de evitar mais acidentes. “Lembro que o mesmo problema existe desde 2019 e, em 2020, quando assumi na Câmara Municipal, passei a cobrar da prefeitura que a situação fosse resolvida”, conta.

Em 2021, ele fez a primeira indicação solicitando que a travessia fosse alargada. “A medida visa atender o trânsito de veículos grandes neste local que, por ser estreito, gera dificuldade de tais veículos ali transitarem”, disse na época.  No entanto, somente agora, em abril de 2022, o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão, atendeu o pedido, após a última requisição feita pelo vereador, no dia 4 deste mês.

O morador João Pedro da Silva, que vive na região há 15 anos, fala sobre a sensação de insegurança que os motoristas tinham ao trafegar pela travessa. “Em período de chuva forte era horrível, até porque a visão já fica prejudicada e o canal cheio de água, e ainda mais com a travessa tão estreita, a impressão era de que qualquer movimento em falso a queda seria certa. Se vinham vários carros para entrar na Avenida dos Adventistas a apreensão era ainda maior, porque nem todos os motoristas têm responsabilidade no trânsito e praticam a direção defensiva, buscando evitar qualquer acidente. Com esse alargamento, é uma preocupação a menos que os motoristas e moradores da região têm. Com certeza era uma necessidade que agora foi sanada”, comenta.

Obra finalizada

A obra começou na segunda-feira (11) e foi concluída na quarta-feira (13). O operador de máquinas da prefeitura, Edson Domingos dos Santos, que estava trabalhando no local, explica o que foi feito para evitar novas quedas. “Foi feito um alargamento com 8 manilhas em cada lado da travessia para evitar que os carros caiam no canal ao fazer a curva. O prefeito pediu para fazermos o aumento do manilhamento e a limpeza do canal”, diz.

Paulo Parada, que mora na esquina da avenida, comenta que já viu carros e caminhões caindo no local. Porém, sua maior preocupação era com os ônibus escolares, que passam diariamente, transportando crianças e adolescentes.

A rua dos Adventistas é a principal que dá acesso ao posto de saúde do Jardim Jacarandá, à Escola Ezequiel Pinto da Silva, ao CMEI Peixinho Sapeca, e a outros bairros como Chácara São Pedro. Por isso, o fluxo de veículos que transitam na via é alto e, principalmente, de ônibus escolares”, comenta.

Segundo ele, que fez o pedido ao prefeito representando os moradores do Jardim Jacarandá, o objetivo do alargamento é garantir a segurança das pessoas que passam por ali. “Principalmente, das crianças que passam nos escolares. Imagine se cai um ônibus ali, a tragédia que poderia acontecer. Com essa obra simples, estamos evitando algo pior e mais grave”, finaliza.