Após reportagem do JB, assistência social de Paranaguá identifica homem desaparecido


Por Publicado 04/02/2022 Atualizado 17/02/2024

A família de Francisco José Rios recebeu informações sobre o paradeiro dele após 15 dias. Com a divulgação da reportagem do JB Litoral na noite de ontem (3), em que citava que um irmão procurava o homem de 57 anos, agentes da assistência social foram às ruas do centro realizar buscas.

De acordo com Roseli dos Santos, da abordagem social, o próprio Francisco já havia solicitado ajuda de assistentes sociais. “Ele veio no dia 21 de janeiro na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) pedir medicamentos porque estava cheio de picadas de mosquito. Neste dia foi liberado o restaurante social para ele. O 2º contato foi no terminal, onde ele reclamava do atendimento médico da Ilha do Mel e de Paranaguá. Ele não mencionou em momento algum sobre informações de parentes, apenas que morava sozinho“, explicou.

Após a matéria do JB Litoral viralizar nas redes sociais, a própria equipe da SEMAS identificou que o senhor procurado era o mesmo que as servidoras municipais estavam monitorando e prestando auxílio. Um contato com a família foi realizado através do número que a reportagem ressaltava e então mais detalhes sobre a condição de Francisco José foram entendidos.

Ele sofre de problemas psiquiátricos por uso de drogas e sempre foi cuidado pela mãe, que faleceu há três meses. Desde então passou a viver sozinho. Um irmão mora em Curitiba e trabalha diariamente e a outra irmã mora em Portugal. Com um laudo clínico e familiar mais detalhado, as equipes da secretaria saíram pela região central a procura do homem e o encontraram no mesmo local em que ele estava dormindo nos últimos dias.

Francisco foi então resgatado e informado que a família o procurava. Agora ele está sendo monitorado por agentes municipais. A família pagou uma clínica particular, do munícipio de Palmas, que está se deslocando até a maior cidade do litoral para levá-lo a um espaço de reabilitação e tratamento. A expectativa é que o carro da clínica chegue ao SEMAS durante a noite.

Nossa, que maravilha. Graças a Deus deu certo e nos abençoou. Estou muito feliz e sem palavras com essa notícia [de terem o encontrado]. Acabei de sair do trabalho e só tenho a agradecer“, ressaltou o irmão Marcos Antônio Rios, emocionado.