Área da Pedra da Palangana deve ser implodida novamente, em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 10/04/2022 às 10h03 Atualizado 17/02/2024 às 05h54
Problema foi identificado nas áreas AD05 e AD06. (Foto: Divulgação/Portos do Paraná)

Uma nova implosão está programada para acontecer durante os dias 12 e 30 de abril, no canal de acesso ao Terminal Dom Pedro II, em Paranaguá. As ações ocorrerão entre às 15h até às 17h e contarão com uma equipe de mergulhadores a fim de garantir a segurança da fauna marinha. 

Segundo a Portos do Paraná, a equipe técnica identificou a necessidade de realizar mais intervenções nos pontos chamados AD05 e AD06. Para a empresa pública, ainda existe rochas que podem atrapalhar a circulação dos navios maiores que seguem em direção ao cais. 

A derrocagem da Pedra da Palangana – um conjunto rochoso subterrâneo com mais 200 metros cúbicos – é uma implementação esperada há tempos pelo setor portuário. De acordo com o segmento, o aumento da profundidade do canal para 14,6 m fará que o terminal possa receber embarcações maiores, mas também diminua a ocorrência dos navios encalhados.

Com um custo total de R$23 milhões, a detonação pretende retirar um total de 22.300 metros cúbicos de pedras. O material obtido do mar acaba indo para um local, onde fica disponível aos municípios do Litoral utilizarem como britas na melhora das estradas e pavimentos.

Na região portuária, informes técnicos serão tocados meia hora antes da implosão. Para outras embarcações próximas à área da dragagem, os canais de comunicação, via rádio, 12 e 16 emitirão os alertas. 

Confira o mapa sinalizando as áreas onde serão feitas o processo de derrocagem, clicando aqui.

Com informações da AEN