Arena Vicente Gurski começa a atender casos respiratórios amanhã, em Matinhos


Por Publicado 12/01/2022 às 15h18 Atualizado 16/02/2024 às 23h34

A cidade de Matinhos está se organizando para melhorar o atendimento de síndromes respiratórias. Com o avanço de casos de Covid-19 e da gripe H3N2, o munícipio vem transformando a Arena Vicente Gurski em um espaço de consultas para quem estiver tendo algum sintoma relacionado às infecções virais.

De acordo com a secretaria de Saúde, os mobiliários para transformar o espaço em um grande ambiente de atendimentos médicos chegam nesta quarta-feira (12). Além disso, a montagem final está prevista para ocorrer entre hoje a noite e amanhã (13) de manhã.

Teremos uma estrutura física com consultórios, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, parte administrativa e também ambulância“, afirmou representantes da saúde ao JB Litoral.

O último boletim divulgado pela cidade apontava para 272 casos ativos, um aumento de 9.066% em comparação com os números do dia 29 de dezembro de 2021. Além disso, há 7 casos em investigação. Mas, o principal ponto é que não há nenhuma nova morte no primeiro mês deste ano.

vacinação matinhos
Arena Vicente Gurski, local onde está sendo centralizada a vacinação em Matinhos. Foto: Diogo Monteiro / JB Litoral
Vacinação em Matinhos

A vacinação continua ocorrendo na arena Vicente Gurski, tanto no sistema de Drive-Thru quanto para pedestres, das 09h30 às 17h00 horas, da seguinte forma:

1ª dose (D1): podem receber a vacina todas as pessoas acima de 12 anos que ainda não receberam a 1ª dose do imunizante. Não há necessidade de comprovação de moradia no município. Os menores de idade devem obrigatoriamente estar acompanhados de pelo menos um dos responsáveis legal.

2ª dose (D2): Os retornos vacinais seguem sendo ministradas conforme anotação na caderneta de vacinação, de todos os fabricantes. Sendo eles Coronavac, de 25 dias entre as doses, AstraZeneca, de 56 dias e Pfizer de 21 dias entre a duas aplicações.

Dose de Reforço (DR): para todas as pessoas acima de 18 anos de idade, respeitando pelo menos 4 meses da aplicação da 2ª dose.