Arraiá Caiçara de Guaraqueçaba marcou retomada de eventos pós pandemia


Por Luiza Rampelotti Publicado 31/07/2022 Atualizado 17/02/2024

No sábado (30), Guaraqueçaba promoveu seu primeiro Arraiá Caiçara aberto à comunidade. A festividade aconteceu na praça William Michaud e foi a primeira grande festa realizada pela Prefeitura depois do início da pandemia de coronavírus, em 2020.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Cassiano Ricardo Soares Lopes, o objetivo da festa foi fomentar o turismo e a cultura do município, sem esquecer das raízes caiçaras das comunidades locais, e auxiliar as instituições de educação na arrecadação de recursos.

Também buscamos o regate cultural que leva a todos a recordar o tempo em que festas como essas eram aguardadas com ansiedade pela população, que ocupava os espaços públicos promovendo a convivência entre as famílias nessas datas”, disse.

Já a prefeita, Lilian Ramos Narloch (PSC), relembrou que o Arraiá Caiçara era tradicional na Escola Municipal Antônio Barbosa Pinto, porém, com a proibição da venda de bebida alcóolica nas escolas, a prefeitura decidiu apoiar a instituição na arrecadação de recursos. Ela ainda destacou que, com o sucesso do evento, a festa entrará no calendário oficial de festividades do município.

A prefeita Lilian afirmou que o evento entrará no calendário oficial do município. Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral

O secretário municipal de Educação, Sidney França, também falou sobre a importância do apoio do Poder Municipal na realização de festividades em prol das escolas e instituições sociais. “A ideia é que, a partir das próximas festas, todas as instituições possam participar, oportunizando às entidades que elas se beneficiem com os recursos angariados no evento”, disse.

Ele ressaltou que o Arraiá Caiçara foi o primeiro grande evento feito pela prefeitura pós pandemia e que o resultado foi muito satisfatório. “O valor arrecadado será utilizado para os eventos da escola, compra de material, confecção de lembranças, passeios etc. A prefeitura entrou com o recurso do aluguel das tendas e o restante foi tudo organizado pelas instituições participantes”, comentou.


Aproximação entre a comunidade


Outro benefício promovido pela festividade foi a aproximação entre a comunidade, já que nunca houve uma festa junina única dentro da cidade. “Eu gostei muito porque é uma possibilidade de rever amigos, sair da rotina, conversar, dançar e, ainda, provar as comidas e bebidas típicas da festa de São João. É muito importante a gente ter esse momento de descontração, principalmente depois de dois anos em que a aproximação entre pessoas foi interrompida devido ao coronavírus. Com os cuidados necessários para evitar a doença, a festa só trouxe benefícios para a nossa comunidade”, disse a moradora Fabiane Nascimento dos Santos.

A Escola Municipal Antônio Barbosa Pinto possui 250 alunos matriculados nas turmas do pré ao 5º ano. A diretora, Elizete Batista Cunha, destacou a importância da arrecadação para manter a instituição em boas condições.

Através desse fundo poderemos comprar o que a escola precisa, como uma impressora e outros materiais; realizar nossos eventos de Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e datas comemorativas; confeccionar as lembrancinhas para pais, professores e alunos; levar nossas crianças para passeios diferentes. Por isso, só tenho a agradecer o apoio da prefeitura e da comunidade que participou em peso”, finalizou.

Diretora da Escola Barbosa Pinto comentou sobre a importância dos recursos arrecadados com a festa. Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral