Arrendamento do PAR 50 terá investimento de R$ 400 milhões para granéis líquidos

por Redação JB Litoral
23/02/2021 17:55 (Última atualização: 3 dias atrás)

Arrendamento do PAR 50 terá investimento de R$ 400 milhões para granéis líquidos

Da Redação com informações da Portos do Paraná

Na sexta-feira (19), a empresa pública Portos do Paraná realizou de forma híbrida, virtual e presencial, a audiência pública 02/2020, sobre o arrendamento da área PAR 50, que engloba a junção dos terminais da União Vopak e a do Álcool do Paraná, que operam granéis líquidos, e seguirá com esse tipo de movimentação no porto de Paranaguá.

O diretor jurídico da Portos do Paraná e presidente da Comissão de Licitação de Áreas Portuárias conduziu a audiência pública que teve, ainda, as presenças de Luiz Fernando Garcia Silva, diretor-presidente do porto, Disney Barroca, da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Rômulo Castelo Branco Gomes de Araújo, da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), entre outros.

Na forma virtual, três pessoas se inscreveram para questionamentos e dar contribuições na audiência pública, entre elas, a presidente da Associação de Moradores da Ilha dos Valadares (AMIV), a líder comunitária Mirian Matias.

Na abertura dos trabalhos, o presidente Luiz Fernando lembra que se trata de uma área já operacional e impactada, movimentada por dois terminais, os quais operam de forma independente, mas que são áreas exploradas de forma precária.

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Audiência pública, na forma presencial, aconteceu na sala do CAP

Por sua vez, Disney Barroca parabenizou o porto pelo processo de descentralização de suas áreas, assegurada pelo poder concedente, e destacou que, em sete terminais a serem arrendados, serão mais de R$ 1 bilhão de investimentos privados e, quando a modelagem do Corredor de Exportação (Correx) estiver pronta, virá uma contrapartida prevista de mais de R$ 1 bilhão pela Portos do Paraná, o que totalizará mais de R$ 2 bilhões de impacto na economia do Paraná.

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O que é o PAR 50

O arrendamento é uma estrutura operacional brownfield, possuindo uma área de 85.392 metros quadrados para operação de um terminal de granel líquido. Ele prevê instalações de armazenagem de uso misto, com 18 tanques verticais, já instalados, e capacidade total de mais de 70 mil metros cúbicos. O contrato com a empresa vencedora é de 25 anos, devendo começar a operação em 2022, com um prazo de arrendamento de 25 anos, prorrogáveis a critério do poder concedente.

Com investimento na ordem de R$ 400 milhões, o PAR 50 movimentará produtos químicos, óleos vegetais, etanol e combustíveis, com embarque nos berços públicos 141 e 142.

O arrematante operacionalizará serviços de carga e descarga de navios e veículos, expedição de dutos, armazenagem até 30 dias e sérvios acessórios, tais como análise do produto, pesagem, limpeza dos tanques, etc.

De acordo com a EPL, o arrendatário terá, ainda, que fazer um investimento de R$ 294.192.136,73 (duzentos e noventa e quatro milhões e cento e noventa e dois mil e cento e trinta e seis reais e setenta e três centavos)  em ações, como dragagem de aprofundamento dos berços 141 e 142, sistema de incêndio do novo píer, pipe rack, galeria de dutos, pavimentação do pátio rodoviário e área de expedição, dolfins de amarração, nova praça de bombas – expansão de tancagem, entre outros.

Na exposição, Rômulo de Araújo informou que a previsão da capacidade anual de embarque e desembarque, de 2022 a 2024, será de 560 mil toneladas e de 2025 a 2046, aumenta para 1.200, enquanto que a armazenagem será de 700 mil toneladas, de 2022 a 2024, e de 2025 a 2046, chegará a 1.200 milhão. Nenhuma das contribuições foram discutidas durante a audiência pública e o diretor e presidente, Marcos Freitas, orientou que elas devem ser formalizadas pelo site www.portosdoparana.pr.gov.br, no banner correspondente. Disse, ainda, que a consulta pública sobre o arrendamento foi prorrogada até o dia 23 de março.

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