As condições dos pontos para banho no litoral podem ser consultadas pelo celular

por Redação JB Litoral
30/12/2020 16:03 (Última atualização: 30/12/2020)

Foto: AEN

As condições de balneabilidade de todos os pontos próprios e impróprios para banho no Paraná agora podem ser consultadas também pelo celular com sistema android. O aplicativo, chamado Balneabilidade Estado do Paraná, é gratuito e foi criado pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

São disponibilizadas as informações da Costa Oeste e Litoral do Paraná. Com as informações da plataforma, os veranistas e banhistas podem aproveitar os locais de uma forma mais consciente e segura.

Balneabilidade

O Boletim de balneabilidade é divulgado pelo IAT toda sexta-feira até o dia 12 de fevereiro de 2021. A ação é parte do projeto do Governo do Estado para a temporada de verão.

De acordo com o último boletim de balneabilidade, divulgado no dia 25 de dezembro, apenas dois pontos estão impróprios no Litoral: Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio do Nunes, próximo à Ponte PR-340, em Morretes. Ambos no Litoral. Todos os locais no Interior (Costa Oeste e Norte) se mantêm balneáveis.

O aplicativo está disponível para download no Google Play dos aparelhos Android. É possível baixar o aplicativo pelo link: play.google.com/store/apps/details?id=balneabilidade.iat.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Além disso, os boletins podem ser consultados no site www.iat.pr.gov.br/Pagina/Balneabilidade.

Monitoramento

O monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui.

As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments