Assinatura de incentivo ao esporte beneficiará 38 atletas até 2023 em Paranaguá


Por Diogo Monteiro Publicado 07/06/2022 às 15h59 Atualizado 17/02/2024 às 10h06

Na manhã desta terça-feira (7) foi realizada a assinatura do auxílio Bolsa Atleta. A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) e contou com a presença do Prefeito Marcelo Roque (Podemos), a secretaria de Educação Tenile Xavier, o secretário de Esportes Elton Ambrósio, a Presidente da Câmara Fábio Santos (PSDB) e do vereador Júnior Leite (PSC).

O benefício será pago pela prefeitura de Paranaguá aos atletas que disputarem competições nos níveis estadual, nacional e internacional. Neste ano, 38 atletas foram amparados pelo programa que contou com um investimento de R$ 1.027.653,96.

Em entrevista ao JB Litoral, o prefeito Marcelo Roque destacou que o auxílio disponibilizado pelo município será empregado de forma coerente, como tem ocorrido desde 2018, ano em que o Bolsa Atleta foi criado. “Esse suporte que a cidade disponibiliza aos atletas é destinado para a compra e manutenção de equipamentos para treinamento, também auxilia nas viagens dos atletas. Então, todo o cuidado com documentação e uso correto dessa verba precisa ser mantido. Muitos deles me marcam nas redes sociais e vejo os treinos e empenho de cada um. É importante que tenhamos, cada dia mais, atletas adequados a esse programa e que tragam ótimos resultados para Paranaguá”.

Secretário de Esportes Helton Ambrósio participou da assinatura. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

O secretário de Esportes, Helton Ambrósio, falou sobre o crescimento de beneficiados em relação a última assinatura, e que isso irá render bons frutos para a cidade. “Acompanhamos diariamente o trabalho desses atletas, que se dedicam todos os dias para dar o seu melhor nas competições. No ano passado tivemos 31 parnanguaras recebendo o benefício, hoje chegamos a 38, e tivemos mais de 140 projetos ou atletas inscritos para receber o Bolsa Atleta, muitos não foram aprovados por falta de documentação e isso mostra o nosso compromisso e a importância de eles estarem rigorosamente em dia com suas obrigações”, destacou o secretário.

Ubiraci foi um dos comtemplados com o auxílio. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

Ubiraci dos Santos é paratleta da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP), ele contou que o programa é muito importante para os seus treinamentos, já que a modalidade exige não só boa capacidade física e mental, mas também equipamentos que facilitem a prática do esporte. “Ficamos mais animados quando recebemos um apoio desse porte, pois precisamos comprar equipamentos, viagens, alimentação e tudo isso custa um valor considerável. Hoje em dia existe uma grande dificuldade de conseguir patrocínio e esse benefício vem em boa hora pra nós”, reforçou o atleta.

Recebem o auxílio 8 atletas da categoria Talento Esportivo, com idade abaixo dos 18 anos; 10 da categoria Estadual; 9 da categoria Nacional e 11 atletas da categoria Internacional.